Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento

Entenda mais sobre fome emocional e seus motivos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 set 2017 às 16:41
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se você já se sentiu incapaz de parar de comer pode ser um sintoma da fome psicológica. Nesta doença, qualquer tentativa de compensar solidão, estresse, ansiedade, sentimento de culpa ou de vazio e até a felicidade com quantidades abundantes de comida, o que acaba gerando ainda mais frustrações, além de sérios problemas à saúde.

A médica Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia, explica que a fome emocional ou psicológica, não tem ligação com a sustentação da vida. Este transtorno pode surgir repentinamente e envolve o desejo por um sabor ou um alimento específico, independentemente da última refeição. Porém, diferente da bulimia nervosa, as pessoas não tentam evitar ganho de peso com métodos compensatórios. A sensação é de falta de controle sobre o ato de comer, sentimento de culpa e de vergonha, além de mal sentir o gosto dos alimentos ingeridos.

Cadastre-se em nossa newsletter

O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Se não controlada, essa compulsão pode acabar com a dieta e ainda chegar a níveis mais graves, relacionando-se com transtornos alimentares como anorexia, bulimia e síndrome do comer noturno. Algumas dicas que a doutora Carolina recomenda é resgatar a autoconfiança e procurar um outro prazer que cause a mesma sensação que a comida, além, é claro, de procurar ajuda a um médico endocrinologista. "A solução está em acreditar que é capaz. Para dar um basta nesse comportamento e emagrecer é fundamental tornar-se independente e, aos poucos, passar a ter total controle sobre a própria vida. Temos que emagrecer a mente e não só o corpo", complementa ela.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade