05/08/20
25º/13ºLONDRINA
PUBLICIDADE

Especialista dá dicas sobre alimentos que podem melhorar desempenho

Cansaço, fadiga e estresse fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, principalmente daquelas que vivem em grandes centros. Isso tudo pode interferir no desempenho que os profissionais terão ao realizarem suas atividades. A nutricionista Rita Scarpato, alerta que sempre que uma pessoa não estiver se sentindo muito bem, é essencial procurar um médico. Estando tudo bem com a saúde, a especialista comenta que incluir alguns nutrientes na alimentação pode minimizar esses sintomas, melhorar a performance no trabalho e até mesmo estimular o sistema imunológico. "Por isso, muitas empresas investem em refeições no ambiente corporativo, como forma de estimular o consumo de alimentos que possuem nutrientes importantes para o funcionamento cerebral, aumentando a concentração, a memória e melhorando o raciocínio", explica Rita.

Segundo a especialista, uma dieta saudável e equilibrada oferece nutrientes importantes para o funcionamento cerebral, mas também para o sistema imunológico, para o sistema musculoesquelético e para o organismo como um todo. "Colaboradores que se alimentam de forma adequada são menos suscetíveis ao adoecimento, são mais dispostos e produzem mais e melhor", comenta.


Confira a seguir alguns exemplos de alimentos que devem ter o consumo inserido na dieta do trabalhador, de acordo com a nutricionista:

Gorduras boas: alimentos como a linhaça, peixes, azeite extra virgem e frutos do mar são ricos em ômega 3, um ácido graxo que é considerado uma gordura de boa qualidade que compõe a ‘bainha de mielina’. "Esta ‘bainha de mielina’ é uma membrana que reveste os neurônios e que é fundamental para o funcionamento deles", explica.

Colina: Ovo, brócolis e couve flor são ricos em colina, um nutriente essencial para a acetilcolina, neurotransmissor importante para o funcionamento cerebral. "Além disso, o ovo -bem como carnes e laticínios, devem ser incluídos na dieta pois eles ajudam a musculatura a se manter forte e menos suscetível a lesões", adverte.

Zinco e Selênio: alimentos como nozes e castanhas, além de possuírem ômega 3 em sua composição, também contêm zinco e selênio. "Todos estes são nutrientes importantes para o melhor funcionamento cerebral", diz a especialista.

Vitamina B9: Couve, rúcula, agrião, brócolis (assim como outras folhas e vegetais de cor verde-escura), feijão, lentilha, ervilha, abacate e fígado bovino contêm ácido fólico (vitamina B9), nutriente importante para o desempenho cognitivo. "Os alimentos de cor verde escura e os laticínios também são ricos em cálcio, nutriente fundamental para a saúde óssea e para a contração muscular. Em quantidades adequadas na dieta, o cálcio também protege o sistema osteomuscular de lesões", recomenda.

Vitaminas: Em peixes e óleos vegetais como o azeite é possível encontrar a Vitamina E; já a vitamina C pode ser obtida através do consumo de frutas cítricas; e a vitamina A pode ser adquirida em leite, carnes, ovos e alimentos de cor alaranjadas. "As vitaminas são importantes porque possuem ação antioxidante importante para o sistema imunológico, para a prevenção de envelhecimento celular precoce e têm ação anticancerígena", finaliza a nutricionista.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Neste sábado
Agendamento para vacina contra o sarampo em Londrina já está liberado
05 AGO 2020 às 15h15
Veja a lista
Mais Médicos tem 121 vagas para 81 municípios do Paraná
05 AGO 2020 às 12h58
Confira
UBS do jardim Santiago reabre após reforma
05 AGO 2020 às 10h45
Temporários
Brasil abre 21 mil leitos de UTI durante pandemia, mas oferta ainda é desigual
05 AGO 2020 às 10h33
Pandemia no Brasil
Contágio acelerado de Covid-19 completa 15 semanas no Brasil, indicam cálculos
05 AGO 2020 às 10h04
Conheça a história
Idosa americana de 102 anos que sobreviveu à gripe espanhola de 1918 e ao câncer vence a Covid-19
05 AGO 2020 às 09h26
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados