As frutas são alimentos muito saudáveis, fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo. Elas se caracterizam pela natureza geralmente polposa, aroma próprio, são ricas em açúcares solúveis e de sabor doce, podendo ser ingeridas sem a necessidade de preparo culinário.
As frutas também possuem muitas fibras, que são responsáveis por um bom funcionamento do intestino, podendo também prevenir e diminuir o colesterol elevado, a glicose sanguínea elevada e demais doenças relacionadas.
Além disso, possuem poucas calorias e gordura. Todos devem consumir frutas diariamente. Procure consumir frutas nos lanches, após as refeições, na ceia, ou até mesmo quando aparecer a fome.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
A fruta é uma ótima opção para pessoas que trabalham fora ou aqueles que não têm muito tempo para realizar refeições intermediárias, podendo ser levadas para qualquer lugar. Apenas não se esqueça de lavá-las muito bem antes de consumi-las.
Recomenda-se a ingestão de frutas como acerola, caju, goiaba, laranja, limão, kiwi, maracujá, morango, entre outras, para uma boa ingestão da vitamina C, que é muito importante no combate aos radicais livres, bem como no aumento da absorção do ferro. Há ainda a opção de preparar sucos naturais que misturam frutas com legumes ou verduras. Eles são responsáveis pelo aumento das defesas do organismo.
Outra medida importante é a ingestão de sucos em horários próximos às grandes refeições. Essa prática ajuda na absorção dos nutrientes. Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, para que não percam as propriedades nutritivas.
Portanto, o consumo de frutas ou suco de frutas logo após as refeições é uma prática bastante saudável e recomendada. Vale lembrar que, no Brasil, temos a vantagem da grande diversidade de frutas ofertadas durante todo o ano, o que torna este hábito fácil de ser realizado e diversificado.
Beatriz L. V. Ulate, nutricionista