Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Consuma com moderação!

Frutas ajudam a emagrecer, mas também engordam

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Reprodução
siga o Bonde no Google News!

Fontes naturais de vitaminas e minerais, as frutas alimentam, ajudam a diminuir a gordura na dieta e a controlar o peso corporal. Ainda fornecem mais energia e resistência, além de auxiliar o funcionamento do intestino. Então as fruta são alimentos praticamente perfeitos? Sim, quando consumidas com moderação. Porém, se houver exageros, elas também podem engordar.

Segundo Patrícia Realino Guaitoli, nutricionista parceria do Ganep Grupo de Nutrição Humana, muitas pessoas ignoram que as frutas contêm carboidratos e, algumas, gorduras. Mas essa é a realidade.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


"A maioria, é bom registrar, tem pouca gordura e calorias e proporcionam sensação de saciedade. Daí o motivo de os nutricionistas incentivarem constantemente o aumento do consumo por quem está seguindo um planejamento alimentar com o objetivo de manter o peso ou de emagrecer. Elas devem ser consumidas como um complemento, entrando no lugar de pães, chocolates, e outros".


Patrícia pondera que as frutas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa, pois garantem o equilíbrio da dieta. O consumo diário recomendado é de 3 a 5 porções, as quais não devem ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais. É que estes não oferecem os mesmos benefícios.


Devido a todos os aspectos saudáveis, muitas vezes a fruta é associada a dietas para emagrecer. A nutricionista alerta que não é recomendável substituir as grandes refeições (almoço e jantar) por nenhuma fruta. O potencial de saciedade, entretanto, se perde quando a fruta é utilizada em sucos, já que a quantidade de fibras é menor que a da fruta in natura.


"O ideal é que sejam consumidas nos lanches e como sobremesa, em substituição aos doces mais calóricos", afirma.


Frutas que "engordam" e frutas que "emagrecem"


Menos calóricas: acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia.


Valor calórico intermediário: abacaxi, ameixa, caju, figo, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, pêra, pêssego e tangerina.


Mais calóricas: abacate, açaí, banana, caqui, cereja, côco, goiaba, maracujá e a uva.


Mais calóricas e com maior teor de gorduras: abacate, açaí e côco - sendo que o côco possui a maior quantidade, o açaí a menor, e o abacate contém uma quantidade intermediária de gordura por 100g.

Cadastre-se em nossa newsletter

Mais calóricas e com maior teor de carboidratos: o açaí é o campeão na quantidade de carboidratos por 100g, seguido pela banana, cereja, maracujá e caqui.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas