No Dia Mundial da Saúde, o governo lançou hoje (7) o livro Alimentos Regionais Brasileiros, para incentivar o consumo de frutas e hortaliças. A publicação do Ministério da Saúde mostra pratos típicos de cada região do país e apresenta dicas de como cozinhá-los para se obter alimentação de qualidade.
O guia também informa sobre como comer e preparar as refeições e uma lista de possíveis substituições dos alimentos, destacando a diversidade da culinária brasileira.
Para a edição do livro, que revisa a versão de 2002, foram feitas seis oficinas culinárias, uma em cada região do país e duas no Nordeste. O foco foi o preparo de receitas contendo frutas, verduras e legumes disponíveis nas localidades e pratos tradicionais da cultura de cada região.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Dados do ministério mostram que um quarto dos brasileiros (24,1%) consomem a quantidade de frutas e hortaliças recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 400 gramas diárias, em cinco ou mais dias da semana. Entre os homens, o consumo é ainda menor: 19,3% ante 28,3% entre as mulheres.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que dois terços dos óbitos registrados no país são provocados por doenças crônico-degenerativas que estão diretamente vinculados a ausência de uma alimentação saudável.
"Somos também aquilo que comemos, como comemos, com quem comemos", disse Arthur Chioro. "O ministério faz um chamamento à sociedade pela valorização do alimento in natura e minimamente processado e pela valorização da culinária regional", acrescentou.
Confira as recomendações da região sul.