Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Viva melhor

Hábitos saudáveis podem evitar doença renal

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
29 ago 2017 às 17:34
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os hábitos saudáveis reduzem os riscos de hipertensão e diabetes que podem levar ao desenvolvimento da doença renal crônica. Por isso, é importante evitar tabagismo, alcoolismo e hábitos alimentares que possam aumentar o risco do aparecimento destas complicações. Mais um fator a ser observado é o sedentarismo e fazer atividades que auxiliam na redução do estresse, também associado a enfermidades.

A nutricionista e pesquisadora da Fundação Pró-Rim, Fabiana Baggio Nerbass, alerta que é preciso manter uma alimentação saudável, sempre que possível dar preferência aos produtos frescos como legumes, frutas e verduras, grãos, carnes e laticínios que não foram submetidos a nenhum procedimento de transformação, como adição de açúcar, sal e outros aditivos químicos. E, quando consumir alimentos processados, o ideal é preferir aqueles que tenham o menor número de substâncias adicionadas e opte sempre que possível pelos que tenham menor quantidade de sódio. A recomendação é da baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Segundo ainda a nutricionista, além de praticar uma alimentação saudável é fundamental orientar os filhos a consumirem refeições mais ricas nutricionalmente e evitar que eles passem muitas horas na frente de equipamentos eletrônicos, em estado sedentário, consumindo produtos muito calóricos e com alto teor de sódio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal

Fabiana chama a atenção para a importância de valorizar os alimentos e preparações de cada região que, pela proximidade ao consumidor, geralmente são mais frescos e adaptados ao paladar local.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade