Começar a cultivar suas próprias verduras e temperos é uma ótima alternativa para se livrar do excesso de agrotóxico e uma alimentação mais saudável. Produtos orgânicos estão cada vez mais comum mas nada melhor que saber a procedência do alimento que você consome.
Para isso, comece com as ervas mais fáceis de cultivar e que mais agradam seu paladar. O local escolhido para montar sua horta caseira deve ser de fácil acesso para a manutenção das plantas, ter luminosidade mas sem o excesso de luz solar, ser protegido contra ventos fortes e possíveis acidentes com animais ou quedas.
A escolha das plantas depende do gosto individual, clima da região onde vive e disponibilidade de materiais. Há plantas que exigem mais espaços que outras. É importante verificar estes fatores. Costuma-se plantar hortaliças, plantas medicinais ou ervas para temperos.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Adubos naturais podem potencializar suas plantas, cascas de legumes e frutas picadas ajudam na fertilização da terra.
Materiais para uma hosta vertical
- Garrafa PET ou caixas de leite
- varal, corda ou barbante grosso
- tesoura
- palitos de madeira de churrasco
-mudas das hortaliças escolhidas
Corte as caixas de leite ou garrafas ao meio, de modo vertical ou horizontal, dependendo do modo que você preferir dua horta. Faça furos na parte inferior dos recipiente para drenar água. Faça ligações das garrafas ou das caixas com a corda, ou com o material escolhido. Também tem opção de deixar os vasos separados um dos outros. é uma opção fixar os arranjos na parede, assim, ocupando menos espaço. Faça o plantio das mudas e regue sempre que necessário. Atenção, porque há plantas que gostam de menos água que outras.