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Comer de três a quatro unidades por dia de castanhas ou de nozes é o suficiente para usufruir todos os benefícios sem prejudicar sua dieta - Reprodução
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Consumo moderado

Inclua nozes e castanhas do Pará na dieta da família

Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
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Quais são os benefícios de incluir na dieta castanhas e nozes?

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As castanhas e nozes, que são a castanha-do-pará, amêndoas, castanha de caju, avelã e noz, são frutas oleaginosas. Em geral apresentam as mesmas propriedades: combatem o envelhecimento celular, previnem diversas doenças e contêm um tipo de gordura saudável, a monoinsaturada, responsável por efeitos como a diminuição do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom).

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Noz: ótima fonte de energia, potássio, proteína vegetal e vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração.


Castanha-do-pará: fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.


Como acontece com todos os alimentos, a recomendação é que elas não sejam ingeridas em excesso. O segredo está na quantidade. Comer de três a quatro unidades por dia é o suficiente para usufruir todos os benefícios sem prejudicar sua dieta.

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Valor energético por 100 gramas:


- amêndoas: 647 calorias
- avelã: 725 calorias
- castanha-do-pará: 683 calorias
- castanha de caju: 505 calorias
- noz: 698 calorias

Fonte: Paola Lara, nutricionista


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