Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Requer cuidados

Intolerância ao glúten acomete um em cada 600 brasileiros

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 out 2016 às 14:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um levantamento constatou que 7% dos adultos britânicos evitam o glúten por conta de alergia ou intolerância e mais de 8% o evitam por conta de um "estilo de vida saudável". A pesquisa estima em US$ 9 bilhões o mercado americano de produtos sem glúten.

Em outro estudo, este publicado na revista Science Translation, indica que cerca de 1% da população ocidental tem intolerância ao glúten. No Brasil, segundo a Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra), há um portador da doença celíaca para cada 600 habitantes. O número de celíacos, porém, pode ser maior, já que as pesquisas apontam apenas os já diagnosticados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2016, estima-se que as vendas de produtos sem glúten e sem lactose alcancem R$15,6 bilhões de dólares somente nos EUA. Para 2017, perspectiva de aumento é de 40%. Na Feira Glúten Free, em São Paulo, houve um aumento de 250% no número de inscritos de 2013 para 2014.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


A doença celíaca é uma doença auto-imune, na qual o próprio organismo, devido a alterações genéticas, não tolera alimentos que contêm glúten. Com o tempo, o glúten para estes indivíduos leva a perda das vilosidades intestinais.

Publicidade


Segundo estudos, ocorre com o tempo um processo inflamatório grave no intestino delgado impedindo a absorção de vitaminas e nutrientes.


Os principais alimentos que contém glúten são a cevada, trigo, aveia e centeio. Os produtos sem glúten possuem pouca caloria, logo, favorecem a uma dieta equilibrada. "Os ingredientes dos produtos sem glúten são selecionados e balanceados para garantir um alimento saudável, com todos os detalhes dos valores nutricionais de cada produto" explica Juliana Carneiro, responsável pelo controle de uma linha de misturas sem glúten, sem lactose e livre de gordura trans.

Além dos celíacos, pessoas que tenham intolerância ao glúten também precisam cuidar da alimentação. A pessoa, neste caso, pode relatar desconforto abdominal, queimação no peito, náusea, diarreia, falta de ferro ou perda óssea, fadiga, desnutrição e perda de peso. A base do tratamento é realizar uma alimentação livre de glúten e utilizar suplemento alimentar e vitaminas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade