Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fruta tropical

Mitos e verdades: descubra o que é que a banana tem

Redação Bonde
11 jun 2012 às 12:41
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A banana é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia de forma rápida ao organismo. "Tem potássio, que é um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, inclusive o cardíaco; é rica em vitamina B6, essencial para a formação de células do sangue e em substâncias para o cérebro", diz a nutricionista Cibele Crispim (SP), da RGNutri Consultoria Nutricional. Segundo a especialista, a fruta ainda é indicada para portadores de pressão alta que usam medicamentos diuréticos.

Atenção

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alguns grupos devem ingeri-la com muita moderação. Entre eles estão os obesos e os diabéticos. "A banana possui elevado índice glicêmico (IG), ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina", alerta o médico Paulo Olzon Monteiro da Silva. Isso deve ser levado em conta porque a insulina é um hormônio que tem o poder de carregar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


O índice glicêmico é o potencial que um determinado alimento tem de aumentar a carga de açúcar no sangue. O consumo de alimentos ricos em carboidratos que são digeridos rapidamente são responsáveis por um rápido aumento da concentração de glicose sanguínea, sendo portanto de alto índice glicêmico.

Publicidade


Quem sofre de insuficiência renal também precisa evitar o alimento, devido à grande quantidade quantidade de potássio existente nele e que, em excesso, é muito perigoso a esses pacientes.


Verdades e mitos

Publicidade


Combate ansiedade e depressão: verdade. Ela contém triptofano, nutriente encontrado na produção de serotonina (substância responsável pelo humor) que pode elevar sua quantidade presente no cérebro.


Ajuda a curar ressaca: verdade. o consumo de álcool altera o fornecimento de energia para o corpo. Dessa forma, quando uma pessoa de ressaca, é importante ao organismoa reposição de carboidratos.


Favorece a concentração: mito. Não há estudos que comprovem a relação.

Alivia sintomas da TPM: verdade. A vitamina B6, presente no alimento, está envolvida na melhora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade