Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mudar para melhor

Mudanças alimentares para melhorar sua saúde

Redação Bonde
20 jan 2017 às 15:03
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os benefícios de uma alimentação mais natural e rica em vitaminas e minerais são inúmeras e investir nisso, só tem cosias boas. Mudar alguns hábitos já ajudam mas eles precisam ser para sempre. Quando você varia ingredientes em suas refeições, seu organismo absorve mais nutrientes e sua saúde fica mais constante, evitando que a imunidade abaixe. Segue alguns alimentos do que é bom evitar e ao que aderir.

Bactérias do bem

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando o intestino está saudável, seu organismo absorve melhor os nutrientes. Manter o equilíbrio da microbiota, que é o conjunto de bactérias protetoras e outros seres microscópicos em nosso organismo, evita a formação de gases. Mas as bactérias ruins não podem ultrapassar o número das probióticas, isso pode acarretar mau humor e até depressão. Para evitar esse risco, invista em iogurtes e outros alimentos probióticos (legumes e bebidas fermentadas como kefir e kombucha). Elas também podem ser manipuladas em cápsulas ou pó.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Gorduras boas

Publicidade


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Apesar de ser o mais calórico dos nutrientes, não deve ser dispensada em uma dieta. O ideal é sempre ser moderado. A gordura ajuda na absorção das vitaminas e a produção de hormônios, além de reduz a carga glicêmica das refeições. O óleo de coco é uma das opções eleitas pela nutricionista. Por ser um triglicerídeo de cadeia média (gordura fonte rápida de energia, 10% menos calórica que o de cadeia longa), não é totalmente absorvido pelo organismo e ainda ajuda a mobilizar a gordura acumulada no organismo.


Especiarias termogênicas

Publicidade


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


O gengibre, pimenta vermelha e a canela, além de ajudar na queima das gorduras, aceleram o metabolismo e aumentam seu energia. Use em suas receitas quando puder e não tenha medo de tentar.


Açúcar


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


Se não for possível viver sem açúcar, diminua a quantidade. Em especial o branco, pois ele não acrescenta nada além de calorias para nosso organismo. Você pode optar pelo açúcar mascavo ou o tipo demerara, que adoçam mais e são mais saudáveis. Aprenda comer frutas, sucos e chás com seu sabor natural. Se conseguir tomar café sem açúcar, melhor ainda. É uma questão de reeducar o paladar, o que não demora tanto tempo.

A vontade de comer doce pode ser driblada com frutas secas ou uma sobremesa feita com menos açúcar. De dica, segue uma receita que pode te ajudar: bata 1 banana congelada com 1 colher de sobremesa de cacau e 2 tâmaras. Um sorvete delicioso e com praticamente sem açúcar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade