Os benefícios de uma alimentação mais natural e rica em vitaminas e minerais são inúmeras e investir nisso, só tem cosias boas. Mudar alguns hábitos já ajudam mas eles precisam ser para sempre. Quando você varia ingredientes em suas refeições, seu organismo absorve mais nutrientes e sua saúde fica mais constante, evitando que a imunidade abaixe. Segue alguns alimentos do que é bom evitar e ao que aderir.
Bactérias do bem
Quando o intestino está saudável, seu organismo absorve melhor os nutrientes. Manter o equilíbrio da microbiota, que é o conjunto de bactérias protetoras e outros seres microscópicos em nosso organismo, evita a formação de gases. Mas as bactérias ruins não podem ultrapassar o número das probióticas, isso pode acarretar mau humor e até depressão. Para evitar esse risco, invista em iogurtes e outros alimentos probióticos (legumes e bebidas fermentadas como kefir e kombucha). Elas também podem ser manipuladas em cápsulas ou pó.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Gorduras boas
Apesar de ser o mais calórico dos nutrientes, não deve ser dispensada em uma dieta. O ideal é sempre ser moderado. A gordura ajuda na absorção das vitaminas e a produção de hormônios, além de reduz a carga glicêmica das refeições. O óleo de coco é uma das opções eleitas pela nutricionista. Por ser um triglicerídeo de cadeia média (gordura fonte rápida de energia, 10% menos calórica que o de cadeia longa), não é totalmente absorvido pelo organismo e ainda ajuda a mobilizar a gordura acumulada no organismo.
Especiarias termogênicas
O gengibre, pimenta vermelha e a canela, além de ajudar na queima das gorduras, aceleram o metabolismo e aumentam seu energia. Use em suas receitas quando puder e não tenha medo de tentar.
Açúcar
Se não for possível viver sem açúcar, diminua a quantidade. Em especial o branco, pois ele não acrescenta nada além de calorias para nosso organismo. Você pode optar pelo açúcar mascavo ou o tipo demerara, que adoçam mais e são mais saudáveis. Aprenda comer frutas, sucos e chás com seu sabor natural. Se conseguir tomar café sem açúcar, melhor ainda. É uma questão de reeducar o paladar, o que não demora tanto tempo.
A vontade de comer doce pode ser driblada com frutas secas ou uma sobremesa feita com menos açúcar. De dica, segue uma receita que pode te ajudar: bata 1 banana congelada com 1 colher de sobremesa de cacau e 2 tâmaras. Um sorvete delicioso e com praticamente sem açúcar.