Quem nunca ouviu dizer que o café da manhã é a mais importante refeição do dia que atire a primeira pedra. Além de te dar energia, é uma ótima forma de começar acordando seu metabolismo, e consequentemente manter a forma. Entretanto, alguns especialistas afirmam que essa afirmação não passa de um mito que se tornou verdade de tanto ser repetido.
Apesar de defender o café da manhã como parte de um estilo de vida mais saudável, um informe do Observatório Nacional de Obesidade do Reino Unido (National Obesity Observatory) concluiu que "não está claro que se há uma relação causal com o Índice de Massa Corporal (ICM) ou se o café da manhã é simplesmente um dos muitos fatores que contribuem para um peso saudável".
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition pediu a 300 pessoas com sobrepeso ou obesas que deixassem de tomar café da manhã por quatro meses.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
"Não houve nenhuma diferença na quantidade de quilos perdidos", afirmou o professor da Universidade do Alabama David Allison, responsável pelo estudo.
O que faz um café da manhã saudável?
O conselho de Tedstone para começar o dia de maneira saudável é pensar em fibras. "Comer um mingau de aveia, por exemplo, é barato e saudável." Além de aveia, um café rico em fibras inclui frutas, cereais e torradas integrais.
Mas é preciso ficar atento porque alguns cereais com alto índice de fibras podem conter sal ou açúcar para ficar mais saborosos.
"É muito difícil. Acredito que os cereais matinais são muito enganadores", afirma a pesquisadora de nutrição Susan Jebb, da Universidade de Oxford. Ela afirma ainda que é necessário estar atento aos rótulos, já que alguns têm menos açúcar adicionado.
"Eu incentivo as pessoas a comerem fruta pela manhã. É muito melhor que suco, porque a fruta já contém fibras."
Combustível para o cérebro
Outro argumento pró-café da manhã é que ele melhora o rendimento das crianças na escolar.
Um estudo realizado pela Universidade de Cardiff, publicado em 2015, analisou essa relação. Mas a conclusão segue a mesma linha das análises sobre a refeição e o peso.
"Parece bastante plausível que pular o café da manhã quando criança seja uma mostra de um ambiente familiar pobre – com uma família incapaz de fornecer uma refeição saudável no início do dia -, o que provavelmente é a razão pela qual a criança não rende bem na escola", afirma David Rogers, professor da Universidade de Bristol.
O que fazemos então?
"Se você toma café da manhã, se esforce para que ele seja o mais saudável possível. Se você é dos que pulou o café da manhã, não vou te dizer que deve começar a tomá-lo. Mas vou te incentivar a pensar sobre isso", afirma Susan Jebb, de Oxford.
Já Allisson sugere que quem quer perder peso deve testar as duas coisas, tomar o café e ficar sem, para ver como a pessoas se adapta melhor. Mas em qualquer um dos casos, se assegure de não estar morrendo de fome no meio da manhã e comer um salgadinho às 11h.
(com informações do site BBC)