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Redução do consumo

Paranaenses serão orientados sobre sal em supermercados

Agência Estadual de Notícias
05 nov 2012 às 19:09

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- AEN
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Supermercados de todo o Paraná começam a partir desta segunda-feira (5) a conscientizar os consumidores sobre os problemas decorrentes do consumo excessivo de sal. Estima-se que, em média, o brasileiro consuma 12 gramas de sal por dia, índice duas vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (5g/dia). Já nesta semana, estabelecimentos de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina desenvolvem ações.

A promoção é da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, que ajudou na concepção da campanha, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Materiais educativos, como panfletos, adesivos e cartazes, serão distribuídos em supermercados.

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"O maior problema do sal está no sódio, uma substância que faz o organismo reter mais líquidos, o que pode aumentar a pressão sanguínea e causar problemas como hipertensão, acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares e renais", explicou o médico cardiologista André Ribeiro Langowiski, da Secretaria de Estado da Saúde. O sódio representa cerca de 40% da composição total do sal.

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PIONEIRO – O Paraná é o primeiro estado a lançar a campanha de conscientização, que deverá alcançar todo o Brasil. Antes, a mobilização foi realizada apenas em forma de teste no Distrito Federal e em Santa Catarina. Nos próximos dias, a campanha também será iniciada nos estados de Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pará.

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"Esperamos atingir cerca de 10 milhões de pessoas que passam pelos supermercados paranaenses. O objetivo é informar o consumidor e promover hábitos saudáveis que melhoram a qualidade de vida da população", afirmou César Moro Tozetto, presidente da Apras.


Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a campanha é mais um passo para garantir alimentos seguros à população. "A informação é o maior aliado para que os alimentos não sejam prejudiciais à saúde das pessoas", ressaltou. "Neste primeiro momento a campanha é direcionada aos supermercados, mas queremos no futuro ampliar para outros estabelecimentos que comercializam alimentos no Estado".

INDÚSTRIAS – Além dos supermercados, o setor industrial também está engajado na redução do consumo de sal no Brasil. Em 2011, o Ministério da Saúde e entidades do setor industrial alimentício firmaram acordo para estabelecer metas de redução do uso de sal nos produtos ofertados à população. A intenção é que 8 milhões de toneladas de sódio deixem de ser incorporadas aos alimentos.


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