O sorvete é uma opção refrescante para a estação mais quente do ano. Mas o que você talvez não saiba é que os especialistas indicam o consumo desse alimento o ano todo. Com moderação, ele pode trazer vários benefícios à saúde. "Em pessoas saudáveis, ele pode contribuir como fonte de proteínas e carboidratos, desde que faça parte de uma dieta equilibrada, sem exageros", afirma Sandra Lúcia Fernandes, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
A base de um bom sorvete é seu ingrediente principal. As bolhas de ar, cristais de gelo e glóbulos de gordura é que vão transformar esse ingrediente na textura cremosa que reconhecemos como sorvete. O valor calórico dependerá da sua composição, ou seja, das matérias-primas utilizadas para sua fabricação. Um sorvete produzido com leite fornecerá maior quantidade de proteínas e gordura se comparado a um que utiliza água.
Para quem quer se refrescar e manter a forma, a dica da nutrichef Alessandra Almeida, da Clínica de Nutrição Funcional, no Rio de Janeiro, são os picolés detox.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
As receitas levam frutas e outros ingredientes que ajudam a potencializar a dieta. E modo de preparo é simples e rápido: basta bater todos os ingredientes do liquidificador, coar e distribuir em forminhas de gelo ou formas próprias para picolés.
(Com informações itodas / viva saúde)