Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Afirma nutricionista

Retenção de líquidos é mais comum no verão

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jan 2019 às 17:44
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem sofre com a retenção de líquidos e inchaço sabe que é durante o verão que os sintomas pioram. A explicação está no fato de que, em dias mais quentes, o organismo tem sua temperatura corporal elevada, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem dilatados, promovendo a retenção.


"Embora o problema, que pode levar a um aumento de peso de até dois quilos durante o verão, seja comum em ambos os sexos, ele ocorre com mais frequência durante o período pré menstrual e gestação, em decorrência de alterações de hormônios, como a progesterona", explica a nutricionista do SPA Estância do Lago, Thais de Brito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A profissional comenta que há dois vilões principais em relação ao inchaço. O primeiro deles é a concentração de sal nos alimentos chamados fast foods, embutidos, enlatados e envasados em alguns tipos de embalagem, além de determinadas preparações alimentícias. O outro é a baixa ingestão de água. "O ideal é que os indivíduos ingiram entre 1,5 a 2,5 litros por dia, levando em conta o seu peso corporal. Porém, na prática, isso muitas vezes não acontece", frisa a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Para combater a retenção de líquidos com a alimentação, Thais dá algumas dicas: "Alimentos frescos podem diminuir a necessidade de sal e também os temperos prontos. Algumas sugestões para o preparo de pratos são as ervas in natura, como salsa, cebolinha, orégano, ervas finas, assim como cebola, alho, alho-poró e limão".

Publicidade


Outras sugestões fornecidas pela nutricionista são evitar sucos prontos industrializados, refrigerantes, conservas e embutidos. "É preferível investir em alimentos como água de coco natural, sucos de frutas frescas, queijos magros e outros alimentos sem adição de sal. Dessa maneira se evita o sódio em excesso e, consequentemente, há a diminuição do inchaço", enfatiza a Thais.


O Educador Físico do SPA, Caio Pereira Martins, comenta que os exercícios físicos ajudam a combater o problema, já que eles funcionam como uma drenagem linfática, combatendo também outros sintomas trazidos pela retenção, como dores de cabeça, aumento da pressão arterial e dores no peito.

Publicidade


Os mais indicados para esse caso são os aeróbicos ou cardiovasculares, que aumentam a frequência cardíaca e o ritmo respiratório, causando a transpiração e redução de líquidos retidos", aconselha Caio.


RECEITA DE SUCO "ANTI RETENÇÃO"

3 folhas de chicória, suco de 1 limão, 1 xícara de melancia, ½ xícara de cenoura e 200ml de água.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e, caso seja necessário adoçar, é melhor utilizar adoçantes naturais, como a stevia ou sucralose.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade