Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem dietas milagrosas

Saiba como fazer uma reeducação alimentar sem neuras

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 fev 2019 às 17:12
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o início de um novo ciclo, além das metas profissionais, as pessoas também resolvem rever aspectos de sua saúde e estilo de vida. Muitas optam por melhorar a dieta, porque querem perder peso ou querem mudar os seus hábitos alimentares. Segundo a nutricionista e consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), Ana Paula Del’Arco, uma dieta equilibrada, que contempla todos os grupos alimentares, em quantidades adequadas para cada indivíduo, é uma das chaves para uma vida saudável.


A reeducação alimentar está intimamente relacionada com a individualidade de cada ser humano, que deve considerar aspectos culturais, além de respeitar as necessidades nutricionais de cada indivíduo, que são únicas, uma vez que cada pessoa tem uma condição biológica específica, considerando a fase de vida em que se encontra e os seus hábitos de vida. "Significa comer a quantidade adequada de alimentos, contemplando todos os grupos alimentares (carboidratos; grãos inteiros, frutas, hortaliças, proteínas de origem animal e vegetal, lácteos e derivados, gorduras e açúcares), garantindo assim a diversidade de nutrientes que o corpo precisa para funcionar adequadamente", pontua a especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muitas pessoas acabam confundindo, reeducação com restrição, entretanto "dietas milagrosas" que resultam em perda de peso a curto prazo, trazem diversos riscos à saúde e não traduzem um hábito saudável, somado ao fato de que a maioria das pessoas não conseguem mantê-las e acabam jogando a toalha dentro de algumas semanas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Sobre os riscos dessas dietas, o educador físico, Marcio Atalla, destaca que é a favor da reeducação alimentar. "O ideal é buscar uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários para você e que passe a fazer de fato parte do seu dia a dia. Sem essa de prazo de validade", afirma.

Publicidade


Um modismo que já contou com mais adeptos foi a dieta "sem lactose". "A lactose não traz nenhum malefício para a saúde, salvo para aquelas pessoas com intolerância à lactose diagnosticada", afirma a nutricionista.


"O leite é uma fonte importante de cálcio, proteínas, vitaminas, gorduras, por essa razão sou contra a dietas restritivas. As pessoas que buscam emagrecer, qualidade de vida devem sempre buscar pelo acompanhamento de um profissional que possa adequar a sua dieta a um padrão alimentar que junto com o estilo de vida (sempre com movimento) permita o controle/manutenção do peso e melhorias para a saúde como um todo", pontua Atalla.

Então, para esse ano, esqueça o "tudo ou nada" e aposte no equilíbrio e variedade na dieta para garantir assim a adequada nutrição, sem deficiências e sem excessos nutricionais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade