Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alô cenoura!

Saiba quais alimentos podem prolongar o bronze da pele

Redação Bonde com Assessoria
04 jan 2019 às 16:31
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cenoura, melancia, pimentão vermelho e amarelo, tomate, mamão, manga, acerola, beterraba, couve, espinafre e agrião são exemplos de alimentos ricos em carotenoides, substância que dá cor aos alimentos que vão dos amarelos aos vermelhos e também os verdes escuros e que podem, inclusive, auxiliar a prolongar o bronzeado após o verão.


Existem mais de 700 tipos de carotenoides diferentes, mas a nutricionista Sabina Donadelli explica que apenas 50 fazem parte da dieta humana: "Apenas seis desses tipos de carotenoides respondem por 95% do que ingerimos, são eles b-caroteno, a-caroteno, Licopeno, Luteína; β-Criptoxantina e Zeaxantina", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O carotenoide é uma substância lipossolúvel. Isso quer dizer que, na presença de um óleo (por exemplo azeite de oliva, coco ou castanhas) o carotenoide é mais facilmente transportado e absorvido pelo organismo. Os carotenoides estão relacionados à síntese de vitamina A, que nosso organismo não produz e só pode ser obtida através da alimentação e que está diretamente relacionada à saúde da pele, além de ser um potente antioxidante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


A manutenção do bronzeado está diretamente relacionada à qualidade dos melanócitos da pele, que se for saudável, é uniforme e sem manchas escurecidas. "Vale ressaltar que a quantidade de melanócitos também determina o quanto a pele ficará bronzeada. Pessoas com menos melanócitos não conseguem atingir naturalmente um tom muito escuro", explica Donadelli.


Principais fontes de caroteno: manga, abóbora, cenoura
Luteína: batata, cenoura, milho e gema de ovos;
Criptoxantina: milho, páprica e mamão;
Zeaxantina: gema de ovos, milho, espinafre e páprica ;
Crocina: açafrão;
Bixina: urucum;
Capsantina: na pimenta vermelha;
Capsorrubina: páprica;
Violaxantina: amor perfeito
Licopeno: tomate, beringela, cenoura, pimentas verdes, ameixa, mamão, pêssego e melancia.

"Nas doses e combinações certas, as refeições podem auxiliar no tratamento de doenças, auxiliam na perda de peso, corrigem distúrbios, espantam a tristeza, rejuvenescem a aparência e, entre tantos outros benefícios, ainda nos levam à felicidade. Cada pessoa deve procurar introduzir os alimentos fontes de carotenoides seguindo a sua dieta habitual e fazendo as substituições dentro das recomendações do nutricionista. Mas eu arisco dizer que vale a pena ter pelo menos uma fonte de carotenoide em todas as refeições do dia, pelo menos na primavera e no verão", afirma Sabina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade