As vitaminas são um tipo de nutriente encontrado nos alimentos, facilmente absorvido pelo nosso corpo no processo de digestão. Ao contrário das proteínas, carboidratos e lipídeos, elas não precisam ser "quebradas" antes de serem aproveitadas pelo organismo.
A ingestão de vitaminas por meio de uma alimentação balanceada é fundamental para uma vida saudável, sobretudo porque elas fazem parte de 90% dos processos fisiológicos do corpo humano. "As vitaminas ainda possuem um papel importante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, além de atuarem na regulação dos níveis de colesterol", explica Emily Sena, nutricionista da Cia. da Consulta.
Vitamina B1
Age como protetora do músculo cardíaco e atua no Sistema Nervoso Central, otimizando o funcionamento cerebral. Fontes: leguminosas (feijão, lentilha e ervilha), banana, verduras, nozes e ovos.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Vitamina B3
Protege o Sistema Nervoso Central, reduz o colesterol sanguíneo e protege o músculo cardíaco. Fontes: fígado bovino, germe de trigo, tomate e amendoim.
Vitamina B6
Vitamina que atua como protetor cardiovascular. Fontes: todos os alimentos possuem uma quantidade mesmo que mínima de B6, como, por exemplo, frango, peixes e abacate.
Vitamina B9 e Vitamina B12
Vitaminas responsáveis por auxiliar o corpo a remover moléculas presentes no sangue que causam danos às artérias. Fontes de Vitamina B9: vegetais de folhas verdes escuras. Fontes e Vitamina B12: carnes e leites.