Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Combinação perfeita

Sementes, pequenos grãos nutritivos e funcionais

Redação Bonde
05 jun 2009 às 11:35
Sementes de linhaça, abóbora, gergelim e girassol - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pequena no tamanho e enorme em nutrientes. Assim podem ser definidas as sementes de linhaça, abóbora, girassol e gergelim. Fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas, elas ganham espaço por serem antioxidantes, regular o funcionamento do intestino, proteger das doenças cardiovasculares e combater o envelhecimento. Além disso, são fontes de magnésio, essencial na formação do esqueleto e no combate à osteoporose.

A semente de linhaça, por exemplo, ganha destaque por possuir, além de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, 27 componentes anticancerígenos, sedo uma aliada na prevenção do câncer de próstata, de cólon e de pulmão. Outra grande característica dessa sement é ser a mais rica fonte de ômega 3 (gordura boa) existente na natureza, que ajuda a evitar doenças cardiovasculares. "É uma semente muito benéfica. A linhaça tem cinco vezes mais fibras que a aveia e contém 100 vezes mais lignina (fibras insolúveis dietéticas) que os melhores grãos integrais. Portanto, é um alimento importante para o bom funcionamento do intestino", ressalta a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cheia de potássio, mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial, a semente de abóbora chama a atenção dos nutricionistas. Por dia, homens e mulheres precisam de dois mil miligramas do mineral e a semente de abóbora possui 919 miligramas. Além disso, é rica em fibra, que funciona bem contra a prisão de ventre, e vitamina A, boa para os olhos por prevenir doenças como degeneração macular. "Outro diferencial da semente de abóbora é a grande quantidade de vitamina E, nutriente que combate o envelhecimento", afirma Roseli.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


A semente de girassol que também tem fibra e possui vitamina A, só que em menor quantidade do que a semente de abóbora, merece atenção por ser rica em gordura monoinsaturada, nutriente essencial por afastar males cardiovasculares. O mineral da semente de girassol, o magnésio, também é uma necessidade da sociedade moderna, ele ajuda na formação do esqueleto e combate a osteoporose. Homens e mulheres precisam de 420 miligramas de magnésio por dia e a semente de girassol possui, em 100 gramas, 354 miligramas.

Publicidade


Também pequena no tamanho e enorme de nutrientes, a semente de gergelim, rica em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B, é altamente eficaz na lubrificação do intestino, graças a sua ação emoliente e de laxante suave no organismo, pois umedece e lubrifica. Além disso, ajuda a evitar problemas como a prisão de ventre, a hemorróida e o câncer de colón.


"Agora, é só desfrutar das sementes, sem exageros, e elevar a saúde com nutrientes essenciais e ideais para o bom funcionamento do organismo", orienta a nutricionista.

Serviço:
Roseli Rossi é especializada em Nutrição Clínica (www.equilibrionutricional.com.br)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade