Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais nutritivo!

Sete maneiras de deixar o macarrão instantâneo mais saudável

Redação Bonde
27 set 2013 às 12:53
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem nunca chegou em casa com aquela preguiça e optou por preparar um "miojo", como se popularizou o lámen no Brasil?

Saboroso, quentinho e rápido, ele parece o prato ideal para quem está sem tempo de cozinhar, especialmente em dias frios. "Toda essa praticidade, entretanto, esconde um teor nutritivo baixíssimo", alerta a nutricionista Maria Fernanda Cortez. Segundo a análise da embalagem de uma das marcas mais conhecidas do mercado feita por ela, só o tempero contém cerca de 50% do valor diário de sódio em uma dieta de duas mil calorias. A massa, por sua vez, oferece 32% do valor diário de gordura saturada que deveríamos consumir.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por outro lado, mesmo não sendo a refeição ideal para ser consumida diariamente, o macarrão abre portas para diversas receitas criativas que podem incluir alimentos altamente nutritivos. A nutricionista Rosana Farah listou sete maneiras de deixar seu lámen mais saudável. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Faça seu próprio tempero

Publicidade


Deixe de lado aquele temperinho pronto que vem dentro da embalagem do macarrão instantâneo e utilize ervas e temperos naturais. "Uma ótima opção é o manjericão, que, além de deixar a comida com um ótimo aroma, também tem poder antibacteriano, protegendo as células do nosso corpo", indica Rosana. O alho também pode dar um gostinho a mais à refeição e, de quebra, você ainda combate doenças como gripe, diabetes e até câncer.


Acrescente legumes e verduras

Publicidade


"Podem ser adicionados quaisquer tipos de legumes e verduras, dependendo apenas da preferência do cozinheiro", aponta a nutricionista. A couve, por exemplo, é rica em cálcio, ferro e fósforo, realizando um papel de desintoxicação do organismo. Já a cenoura é uma importante fonte das vitaminas B e C, que trazem inúmeros benefícios ao sistema imunológico.


Invista nos molhos

Publicidade


Outra maneira de substituir o uso do tempero pronto do lámen é preparando molhos. Para Rosana, o de tomate é sempre a melhor opção. "Ele contém uma substância chamada licopeno, antioxidante que combate os radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce e diversos tipos de câncer, como o de próstata", esclarece Rosana Farah.


Coloque azeite

Publicidade


Para dar um gostinho a mais, outra dica é acrescentar azeite de oliva extra-virgem ao macarrão. "Ele contém ômega 3, substância que atua como um antioxidante no organismo", explica. Apesar do benefício, sua ingestão deve ser controlada, pois esse alimento é altamente calórico.


Adicione carnes

Publicidade


Carnes são importantes fontes de proteínas e exercem a função de reparação e construção de tecidos. Por isso, adicione esse alimento de preferência grelhado, assado ou cozido ao macarrão. Entretanto, se a preparação for feita junto com a água do macarrão não despreze o caldo, pois grande parte dos nutrientes das carnes se encontra nele.



Seja criativo

Publicidade


A prática massa do miojo pode dar origem a diversos outros pratos. Um deles é a lasanha. Como o macarrão é compactado em blocos, fica fácil quebrá-lo e distribuí-lo como se fosse uma massa. Já o recheio pode variar de acordo com o gosto de cada um, desde o tradicional presunto com queijo até um mais elaborado com espinafre e molho branco.


Prepare um yakisoba

Nada mais simples do que transformar um simples macarrão instantâneo em um elaborado Yakisoba lotado de legumes e vegetais. O prato costuma incluir frango, carne, brócolis, cenoura, couve-flor, pimentão e cebola. Após refogados, esses alimentos precisam apenas ser adicionados ao macarrão cozido sem o tempero. Como toque final, acrescente shoyu e gergelim, sem exagerar no primeiro, já que ele tem alta concentração de sódio. (Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade