Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Utilize no dia a dia

Tapioca combinada com proteína pode auxiliar no ganho de massa em fisiculturistas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 mar 2017 às 16:02
- Reprodução/YouTube
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tapioca já é reconhecida nacionalmente pelos seus benefícios para alimentação saudável e emagrecimento. Em 2016, estima-se que as empresas desse mercado tenham faturado R$ 240 milhões com a venda do derivado da mandioca. O fato dela também ajudar no ganho de massa magra ao ser combinada com alimentos ricos em proteínas está chamando atenção de profissionais do fisiculturismo e bodybuilding.

Um fisiculturista profissional necessita de muita energia e ganho de massa muscular, portanto busca adicionar itens com essas propriedades em suas refeições. Se ele conseguir aliar esses elementos a uma alimentação saudável e prática, seu controle nutricional pode ser facilitado e otimizado. E é nesse quesito que a tapioca se destaca. "O principal benefício dela é ser uma fonte rápida de energia para o organismo. Não tem adição de sódio e nem glúten, sendo um carboidrato de rápida absorção com poucas calorias. Ela pode substituir os hipercalóricos com excesso de sódio, como pães brancos, macarrões e sopas instantâneas" explica a nutricionista Priscila Horas, responsável pelo controle de qualidade da marca Akio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A inclusão da tapioca no plano alimentar é diferente de acordo com o propósito da pessoa. Para o crescimento dos músculos, ela deve ser associada a uma proteína. "A associação do carboidrato com as proteínas – aliados a exercícios hipertróficos – aumenta o ganho de massa muscular por conta de uma melhor síntese proteica", esclarece a endocrinologista Maria Cecília Fittipaldi. A médica complementa que "o fato da tapioca não ter um índice glicêmico baixo reforça a necessidade de associação com outro alimento como a aveia, levando a uma redução do índice glicêmico. Isso evita um pico de insulina".

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


É sempre importante destacar que cada pessoa deve ter um plano alimentar individualizado e por isso deve ser acompanhado por um médico e um nutricionista, principalmente pessoas com comorbidades associadas como diabetes e hipertensão.

Publicidade


Rotina Atletas
Pensando em energia pré-treino e ganho de massa muscular, o atleta poderá fazer a mistura preferida em várias refeições utilizando a tapioca. "Se a porcentagem de gordura corporal for baixa, é possível adicionar carboidrato em algumas refeições pré e pós-treino diferente de uma dieta para perda de peso", comenta a médica Maria Cecília Fittipaldi. Um fisiculturista pode chegar a ter 5% de gordura corporal, segundo estudo do Centro de Pesquisa em Exercício e Esporte, CEPEE da Universidade Federal Paraná.


Isa Pecini, campeã do Arnold Classic Brasil 2016, costuma utilizar a tapioca na sua dieta regular, no pré e no pós-treino. "Tanto para quem quer ganhar massa muscular ou emagrecer, basta ajustar as quantidades para o objetivo escolhido. Ela oferece energia e é uma fonte ótima de carboidrato. A receita que mais gosto é a mais comum: tapioca com ovo mexido".

Publicidade


A nutricionista Priscila ressalta ainda a indicação da tapioca para quem acabou de realizar uma atividade física intensa. "A energia perdida no exercício precisa ser reposto com alimentos de rápida absorção", ensina. Ela recorda ainda que para quem tem restrições alimentares, como intolerância ao glúten, a tapioca também é uma ótima alternativa


Os profissionais da modalidade Diego Rosa, Ivo Toledo, Amanda Lima e Isa Pecini sugerem algumas receitas de como variar o uso da tapioca na sua rotina.


Crepioca:
- Bater duas colheres de sopa de tapioca com dois ovos inteiros e levar à frigideira. Pode adicionar orégano ao tempero. Para quem prefere uma textura mais crocante, pode deixar ela na frigideira por mais tempo que o recomendado e depois adicionar algum recheio.

É possível fazer a tapioca da maneira tradicional e depois adicionar os seguintes recheios:
- Frango desfiado e requeijão light;
- Pasta de ricota, duas fatias de peito de Peru, queijo branco, alface e tomate;
- Pasta de amendoim enriquecida com whey protein e banana ou morango.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade