O consumo indiscriminado de shakes de proteína por quem quer perder peso pode colocar a saúde em risco. Quem alerta é a nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento da clínica Slim Form. Ana lembra que testes realizados por entidades como o Proteste já demonstraram que a maioria desses produtos não traz nutrientes suficientes que justifiquem seu uso em substituição de refeições.
"O Proteste realiza os testes de tempos em tempos e constata o que já sabemos: que muitas marcas famosas no mercado não têm a quantidade ideal de nutrientes a serem consumidos. Alguns apresentam até carboidratos além do indicado, fazendo com que seu consumo possa favorecer o ganho de peso: efeito contrário ao buscado pelos usuários", descreve a médica.
Alguns rótulos também são ricos em proteínas que, em excesso, podem levar a problemas renais. "O emagrecimento acaba sendo errado com o uso destes produtos, porque não se perde gordura, mas sim água e massa magra (músculo)." Para quem deseja realmente perder peso com saúde, a nutróloga indica fazer refeições equilibradas e que garantam a saúde no prato.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Serviço:
Clínica Slim Form (www.slimform.com.br)