Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Acelerar o metabolismo

Uso de vinagre na dieta traz benefícios à saúde

Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
30 jan 2015 às 13:15
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Conhecido desde os primórdios da civilização, o vinagre é um dos produtos mais comuns e usados no mundo.

Em função do clima e da produção agrícola de cada país, aproveitam-se diferentes matérias-primas na fabricação de vinagres, razão pela qual, atualmente, no mercado se pode encontrar uma enorme variedade de vinagres: de álcool, à base de vinho, frutas e até cereais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muito usado para temperar salada, o vinagre pode ser um coringa na culinária e um grande aliado no cuidado com a saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


No Brasil, país onde o vinagre já se encontra presente em 72% dos lares, cerca de 80% do consumo é referente ao vinagre de álcool, um produto mais barato, evidenciando que o consumidor ainda desconhece esta diversidade que o mercado oferece, bem como as características e benefícios de cada um.

Publicidade



O vinagre pode ajudar quem busca melhor qualidade de vida e alimentação mais saudável. Cada um possui características especiais que conferem às receitas sabor e aroma diferenciados: desde toques suaves e aromáticos, até sabores agridoces e frutados.


Dados da Associação Nacional das Indústrias de Vinagre (ANAV) apontam que o nosso País é responsável pelo consumo de apenas 0,8 litro de vinagre por ano, ante o 1,8 litro anual per capita consumido nos Estados Unidos e Europa.

Publicidade


Essa diferença no consumo se dá por vários fatores, inclusive pelo desconhecimento da versatilidade do vinagre no uso culinário, que proporciona mais sabor às receitas, e suas benéficas consequências para a saúde.


O vinagre é um importante aliado de quem sofre de hipertensão arterial ou quer controlar o sal que consome. O produto pode substituir ou diminuir a quantidade de sódio adicionado à comida.

Publicidade


E seu sabor marcante faz com que este ingrediente ressalte o gosto dos demais e o torna versátil na culinária: desde para temperar saladas – uso mais conhecido – até mesmo em massas de bolos, por exemplo.


E, ao contrário do que se pensa, o vinagre não faz mal para a digestão. Ele é um ótimo acelerador de metabolismo e contribui com o aumento da sensação de saciedade, que, junto com seu baixo teor calórico, ajuda no processo de emagrecimento. Além disso, também auxilia no funcionamento do intestino.


A adoção de vinagres de vinho na rotina pode ainda aumentar a lista de benefícios deste ingrediente, já que carregam consigo muitas das propriedades das uvas que dão origem ao vinho, que é fermentado até se tornar vinagre. Os de vinho tinto e branco, por exemplo, contam com inúmeros antioxidantes, como os polifenóis e o resveratrol, que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol (LDL) do sangue e na prevenção do envelhecimento celular.

Reprodução
Reprodução


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade