28/10/20
PUBLICIDADE
Saiba mais

Veja 10 mitos e verdades sobre as bebidas energéticas

Pixabay
Pixabay


As dúvidas sobre as bebidas energéticas são constantes no mundo das atividades físicas, dos motoristas, estudantes e workaholics. De acordo com a nutricionista Fernanda Seiffer é possível incluir o consumo das bebidas energéticas em uma dieta diária saudável, basta que haja moderação na forma de consumir energéticos. Confira as verdades e mitos sobre os energéticos.


As bebidas energéticas contêm mais cafeína que o café?

FALSO

A maioria das bebidas energéticas contêm a mesma quantidade ou até menos da quantidade de cafeína existente em uma xícara de café (90mg).

Bebidas energéticas são seguras?

VERDADE

Bebidas energéticas são seguras para o consumo e comercializadas em mais de 160 países. Os ingredientes responsáveis por seus benefícios, como cafeína, taurina e vitaminas, são substâncias cuja segurança é atestada por diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais. Portanto, elas são apropriadas para o consumo de pessoas ativas e podem fazer parte de uma dieta balanceada.

Energéticos dão mais disposição?

VERDADE

Os energéticos proporcionam maior disposição física, graças aos efeitos da cafeína presentes na bebida. As vitaminas do complexo B presentes na maioria dos energéticos também contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Entre outros benefícios, os energéticos também contribuem para o desempenho mental, reduzem o cansaço e ajudam na concentração.

É possível consumir o energético durante o dia?

VERDADE

O corpo demanda maior energia e concentração geralmente durante o dia, em ocasiões de intensa atividade física e mental, como, por exemplo, o trabalho, a prática esportiva, o estudo e até o ato de dirigir um automóvel. Graças a sua composição, a bebida energética contribui para essa disposição extra na realização de tais atividades.

A taurina é um aminoácido produzido pelo corpo que só está presente também nas bebidas energéticas

FALSO

A taurina é um aminoácido produzido pelo nosso corpo que tem ação desintoxicante, antioxidante e ajuda o bom funcionamento do coração. A correria do dia a dia e o estresse ocasionam a eliminação de taurina. Além das bebidas energéticas, o leite materno, as fórmulas infantis e os frutos do mar também são boas fontes de reposição deste aminoácido.

A taurina presente no energético é igual à produzida pelo corpo?

VERDADE

A taurina presente no energético é produzida sinteticamente e tem exatamente as mesmas características e propriedades da taurina produzida pelo corpo. A taurina desempenha papel importante em diversas funções fisiológicas. Atua na regulação osmótica, função imunológica, no metabolismo de glicose, bem como no desenvolvimento neurológico e da retina.

Os energéticos possuem vitaminas?

VERDADE

As bebidas energéticas possuem em sua composição diversas vitaminas do complexo B. Elas contribuem para o metabolismo de produção normal de energia e para a redução do cansaço e da fadiga e, ainda, para um melhor desempenho mental.

As bebidas energéticas podem ser consumidas durante o exercício?

VERDADE

Os energéticos podem ser consumidos antes, durante ou depois das atividades físicas. A cafeína presente na bebida auxilia no melhor desempenho. Vale ressaltar que os energéticos não são fontes de hidratação e não substituem a necessidade do consumo de água antes, durante e depois da prática de esportes.

Os consumidores não sabem a quantidade de cafeína que está presente em uma bebida energética?

FALSO

Todas as especificações nutricionais constam nas embalagens dos produtos.

As bebidas energéticas são ricas em glúten

FALSO

Os energéticos não possuem glúten ou qualquer tipo de produto de origem animal em sua composição.

DICA DA NUTRI - PRÉ-TREINO

Uma dica da nutricionista é utilizar a bebida energética como suplemento pré-treino. Segundo ela, pesquisas indicam que bebidas energéticas são os suplementos mais populares na população adulta jovem. Atletas e praticantes de exercícios físicos necessitam dessa suplementação antes do treinamento para alcançar maior foco, tempo de reação mais rápido e maior potência física.

"A eficácia das bebidas energéticas como pré-treino é decorrente dos ingredientes contidos em sua composição e que atuam sinergicamente para melhorar aspectos do desempenho físico. As vitaminas do complexo B são essenciais no metabolismo energético, potencializando a ação da cafeína. Por isso, sua utilização é recomendada e seguro na prática esportiva, com objetivo de potencializar a performance", explica a nutricionista.

Uma ótima opção é combinar a bebida energética com frutas que agregam vitaminas para o corpo. Como um smoothie de frutas vermelhas, cacau, leite de castanhas e bebida energética. Para esse smoothie você vai precisar de:

200 ml de leite de castanhas (80 kcal)

1 xícara de chá de frutas vermelhas (39 kcal)

1 colher de sopa de cacau em pó (50 kcal)

1 lata (250 ml) de bebida energética sem açúcar (0 kcal)

Total = 169 kcal

"Esse smoothie fornece alta concentração de fitoquímicos com ação antioxidante, principalmente antocianinas presentes no cacau e nas frutas vermelhas", afirma a nutricionista.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim diário

Londrina atinge 310 óbitos em decorrência do novo coronavírus

28 OUT 2020 às 18h20
Boletim da sesa

Paraná confirma 1.349 novos casos e 18 óbitos pela Covid-19

28 OUT 2020 às 16h47
Nenhum óbito

Maringá registra mais 42 casos da Covid-19 nesta quarta-feira

28 OUT 2020 às 16h00
Variação genética

DNA das populações da África é mapeado com riqueza inédita em novo estudo

28 OUT 2020 às 15h07
Concessão das UBSs

Governo Federal tenta conter crise gerada por decreto que prevê privatização do SUS

28 OUT 2020 às 14h38
PUBLIEDITORIAL

Yoga e câimbras musculares: a causa e o tratamento

28 OUT 2020 às 12h45
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados