Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba mais

Veja 10 mitos e verdades sobre as bebidas energéticas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 fev 2019 às 16:30

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As dúvidas sobre as bebidas energéticas são constantes no mundo das atividades físicas, dos motoristas, estudantes e workaholics. De acordo com a nutricionista Fernanda Seiffer é possível incluir o consumo das bebidas energéticas em uma dieta diária saudável, basta que haja moderação na forma de consumir energéticos. Confira as verdades e mitos sobre os energéticos.


As bebidas energéticas contêm mais cafeína que o café?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


FALSO

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


A maioria das bebidas energéticas contêm a mesma quantidade ou até menos da quantidade de cafeína existente em uma xícara de café (90mg).

Publicidade


Bebidas energéticas são seguras?


VERDADE

Publicidade


Bebidas energéticas são seguras para o consumo e comercializadas em mais de 160 países. Os ingredientes responsáveis por seus benefícios, como cafeína, taurina e vitaminas, são substâncias cuja segurança é atestada por diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais. Portanto, elas são apropriadas para o consumo de pessoas ativas e podem fazer parte de uma dieta balanceada.


Energéticos dão mais disposição?

Publicidade


VERDADE


Os energéticos proporcionam maior disposição física, graças aos efeitos da cafeína presentes na bebida. As vitaminas do complexo B presentes na maioria dos energéticos também contribuem para a redução do cansaço e da fadiga. Entre outros benefícios, os energéticos também contribuem para o desempenho mental, reduzem o cansaço e ajudam na concentração.

Publicidade


É possível consumir o energético durante o dia?


VERDADE

Publicidade


O corpo demanda maior energia e concentração geralmente durante o dia, em ocasiões de intensa atividade física e mental, como, por exemplo, o trabalho, a prática esportiva, o estudo e até o ato de dirigir um automóvel. Graças a sua composição, a bebida energética contribui para essa disposição extra na realização de tais atividades.


A taurina é um aminoácido produzido pelo corpo que só está presente também nas bebidas energéticas

Publicidade


FALSO


A taurina é um aminoácido produzido pelo nosso corpo que tem ação desintoxicante, antioxidante e ajuda o bom funcionamento do coração. A correria do dia a dia e o estresse ocasionam a eliminação de taurina. Além das bebidas energéticas, o leite materno, as fórmulas infantis e os frutos do mar também são boas fontes de reposição deste aminoácido.


A taurina presente no energético é igual à produzida pelo corpo?


VERDADE


A taurina presente no energético é produzida sinteticamente e tem exatamente as mesmas características e propriedades da taurina produzida pelo corpo. A taurina desempenha papel importante em diversas funções fisiológicas. Atua na regulação osmótica, função imunológica, no metabolismo de glicose, bem como no desenvolvimento neurológico e da retina.


Os energéticos possuem vitaminas?


VERDADE


As bebidas energéticas possuem em sua composição diversas vitaminas do complexo B. Elas contribuem para o metabolismo de produção normal de energia e para a redução do cansaço e da fadiga e, ainda, para um melhor desempenho mental.


As bebidas energéticas podem ser consumidas durante o exercício?


VERDADE


Os energéticos podem ser consumidos antes, durante ou depois das atividades físicas. A cafeína presente na bebida auxilia no melhor desempenho. Vale ressaltar que os energéticos não são fontes de hidratação e não substituem a necessidade do consumo de água antes, durante e depois da prática de esportes.


Os consumidores não sabem a quantidade de cafeína que está presente em uma bebida energética?


FALSO


Todas as especificações nutricionais constam nas embalagens dos produtos.


As bebidas energéticas são ricas em glúten


FALSO


Os energéticos não possuem glúten ou qualquer tipo de produto de origem animal em sua composição.


DICA DA NUTRI - PRÉ-TREINO


Uma dica da nutricionista é utilizar a bebida energética como suplemento pré-treino. Segundo ela, pesquisas indicam que bebidas energéticas são os suplementos mais populares na população adulta jovem. Atletas e praticantes de exercícios físicos necessitam dessa suplementação antes do treinamento para alcançar maior foco, tempo de reação mais rápido e maior potência física.


"A eficácia das bebidas energéticas como pré-treino é decorrente dos ingredientes contidos em sua composição e que atuam sinergicamente para melhorar aspectos do desempenho físico. As vitaminas do complexo B são essenciais no metabolismo energético, potencializando a ação da cafeína. Por isso, sua utilização é recomendada e seguro na prática esportiva, com objetivo de potencializar a performance", explica a nutricionista.


Uma ótima opção é combinar a bebida energética com frutas que agregam vitaminas para o corpo. Como um smoothie de frutas vermelhas, cacau, leite de castanhas e bebida energética. Para esse smoothie você vai precisar de:


200 ml de leite de castanhas (80 kcal)


1 xícara de chá de frutas vermelhas (39 kcal)


1 colher de sopa de cacau em pó (50 kcal)


1 lata (250 ml) de bebida energética sem açúcar (0 kcal)


Total = 169 kcal

"Esse smoothie fornece alta concentração de fitoquímicos com ação antioxidante, principalmente antocianinas presentes no cacau e nas frutas vermelhas", afirma a nutricionista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo