Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Programe-se

Para melhorar índices, Londrina terá Dia D de multivacinação no sábado

Pedro Marconi - Grupo Folha de Londrina
17 out 2023 às 15:27
- Tomaz Silva/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seguindo a proposta da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), Londrina fará no sábado (21) o dia D de multivacinação para crianças e adolescentes de zero ano a menores de 15 anos. Serão oferecidas mais de 20 vacinas, das 10h às 16h, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Vixi Xavier, Aquiles Stenghel e Chefe Newton (zona norte); Itapoã e Eldorado (sul); Armindo Guazzi e Marabá (leste); Santiago e Alvorada (oeste); Centro e Vila Casoni (centro); e Lerroville (rural).


Secretário municipal de Saúde, Felippe Machado alertou que a cobertura vacinal na cidade, assim como em outras localidades do País, está entre 50% e 60% com imunizantes importantes, como sarampo e poliomielite. “Isso dentro de um cenário em que todos os indicadores mundiais apontam a necessidade de cobertura de 95% para que não haja o risco de retorno de doenças, como sarampo e paralisia infantil. O momento é preocupante”, classificou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A única vacina que temos uma melhor cobertura é da BCG, que chega em torno de 80%, pois, é uma vacina que é aplicada logo nos primeiros dias de vida. Muitas vezes a dose é aplicada ainda dentro do hospital. Mas na média geral (de outros imunizantes) temos milhares de crianças com esquema vacinal atrasado e, por isso, o foco no dia 21”, reforçou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Epidemia grave

Casos de dengue em gestantes aumentam 345% no ano de 2024

Imagem de destaque
Especialista responde!

Davi do BBB 24 sente desconforto e pergunta aos colegas se o dente do siso pode matar

Imagem de destaque
Crianças de 10 e 11 anos

Dia D contra a dengue terá mutirão de vacina em shopping de Londrina

Imagem de destaque
Aumento de 500% nos casos

Avanço da dengue coloca Apucarana em estado de emergência


A campanha faz parte do “Movimento Nacional pela Vacinação”, lançado pelo Governo Federal no início do ano com o intuito de reforçar a segurança nos imunizantes. As famílias que não conseguirem procurar os postos indicados no fim de semana podem ir até qualquer UBS em horário de funcionamento que também encontrarão as doses. A orientação, em ambos os casos, é levar a carteira de vacinação da criança ou adolescente.

Publicidade


Busca ativa


Além do dia D, a secretaria municipal informou que os servidores das unidades estão adotando outras estratégias para melhorar índices vacinais. “Está sendo feita a busca ativa com os agentes comunitários de saúde, estamos falando nas unidades. Atravessamos uma pandemia (de Covid-19) e o que nos livrou foi justamente a vacina. No entanto, as pessoas perderam o sentimento de quanta uma vacina é essencial e salva vidas. Temos o dever de proporcionar que as crianças também tenham acesso a imunizantes”, destacou.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade