Consumir dois quadrados de chocolate amargo todos os dias, o equivalente a 30 calorias, é suficiente para reduzir a pressão arterial sem aumento de peso, de acordo com um estudo alemão divulgado nesta terça-feira (03) nos Estados Unidos.
Já se sabia que ingerir 100 gramas de chocolate por dia pode ajudar a baixar a pressão, mas a medicina ignorava os efeitos de pequenas quantidades de chocolate amargo, rico em cacau e com pouco açúcar e gordura, explicou o doutor Dirk Taubert do Hospital Universitário de Colônia, na Alemanha, principal autor dos trabalhos.
O estudo clínico foi conduzido em 44 adultos de 56 a 73 anos, 24 mulheres e 20 homens, de janeiro de 2005 a dezembro de 2006, que sofriam de pré-hipertensão ou hipertensão.
Os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro consumiu todos os dias durante 18 semanas 6,3 gramas de chocolate amargo, que continha 30 miligramas de polifenol. Já o segundo consumiu uma quantidade equivalente de chocolate branco desprovido desta substância.
Os polifenóis são poderosos antioxidantes encontrados em vários plantas e frutas, como a uva, e que aparentemente também apresentam um efeito dilatador sobre as artérias.
Ao final do estudo, os pesquisadores constataram que as pessoas que tinham consumido o chocolate amargo registravam uma redução na pressão, sem apresentar aumento de peso ou da porcentagem de lipídios e glicose no sangue.
Por outro lado, o grupo que consumiu chocolate branco (sem cacau), não registrou mudanças em sua pressão arterial.
O estudo foi divulgado pelo "Journal of The American Medical Association", com data de 4 de julho.