Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A maçã dourada que revolucionou a culinária

Editoria
02 mai 2006 às 18:40

Compartilhar notícia

- Arquivo/Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não são muitos os que conhecem a história do tomate e suas descobertas. Mas contam os livros que ele foi encontrado pela primeira vez em terras sul-americanas, mais precisamente no Peru e no Equador, durante o período das colonizações. As primeiras espécies trazidas do Novo Mundo eram amarelas, o que lhes rendeu o nome em italiano de ‘pomodoro’ (maçã dourada). Das naus européias para o mundo, os tomates levaram tempo para conquistar a confiança da chamada civilização. Considerado inicialmente venenoso, o tomate caiu nas graças da sociedade européia após ser reinventado pelos italianos, que tiveram a brilhante idéia de transformá-lo em molho para suas massas.

No entanto, levou mais de um século para que o consumo do tomate se firmasse no mundo, embora na Itália ele já fizesse parte das receitas culinárias desde o século 17. Segundo Walter Mancini, proprietário dos restaurantes da Famiglia Mancini, na capital paulista, o uso do tomate tornou-se indispensável. ‘Atualmente não há quem duvide que uma boa massa só é possível com um molho convincente’, aposta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além de conceder benefícios ao paladar, já se sabe que o tomate contém elementos que fazem bem à saúde, como vitaminas A e C, ácido fólico, cálcio, frutose, potássio e sais minerais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Composto basicamente por água, ele também não é um problema para quem está de dieta: são aproximadamente 14 calorias em 100 gramas. Há estudos que ainda comprovam sua eficácia no combate a diversos tipos de câncer.

Publicidade


O licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata ao mesmo tempo que fortalece o sistema imunológico.


Uma pesquisa detalhada sobre as propriedades terapêuticas do tomate foi realizada por médicos da Universidade de Harvard (EUA). De 1986 a 1998 foram analisados os hábitos de 50 mil homens. Entre aqueles que consumiram molho de tomate duas vezes por semana, a incidência de câncer foi 23% menor. Os benefícios são maiores se o tomate for cozido e acompanhado de um pouco de azeite.

Nesta receita, de Walter Mancini, o molho à napolitana é preparado com tomates sem pele e sem semente, e extrato de tomate. Vale ressaltar que foram os italianos os responsáveis pelo advento do tomate enlatado, como forma de conservar a hortaliça. Daí surgiram o concentrato (extrato), a polpa (pedaços), a passata (suco espesso) e os pomodori pelati (tomates pelados).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo