O Presidente Lula, acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou, nesta segunda-feira (28), a inclusão de anticoncepcionais na lista de medicamentos disponibilizados por farmácias e drogarias privadas credenciadas ao programa Farmácia Popular do Brasil (FPB).
A medida permite que as 3.416 drogarias e farmácias privadas credenciadas ao programa Farmácia Popular do Brasil, que exibem a marca "Aqui tem Farmácia Popular", passem a disponibilizar anticoncepcional injetável (dose mensal), pílula monofásica de baixa dosagem e minipílula com até 90% de desconto em relação ao preço de referência pesquisado pelo Ministério da Saúde.
A inclusão do novo item na lista de medicamentos subsidiados pelo Ministério da Saúde dentro do programa FPB tem como objetivo dar às mulheres que não buscam assistência no SUS, o acesso ao medicamento contraceptivo mais barato.
A partir da inclusão dos medicamentos, pílulas anticoncepcionais vendidas nas farmácias credenciadas ao "Aqui tem Farmácia Popular" poderão custar em torno de R$ 0,40 a cartela.
O anúncio da inclusão de anticoncepcionais na lista de medicamentos disponibilizados pelas farmácias privadas credenciadas ao programa Farmácia Popular do Brasil acontece durante a comemoração do Dia Internacional da Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
Contraceptivos disponíveis com desconto nas drogarias:
. Anticoncepcional injetável - dose mensal (Enantato de Norestidona 50 mg + Valerato de Estradiol 5 mg)
. Pílula monofásica de baixa dosagem (Etinilestradiol + Levonogestrel)
. Minipílula (Norestisterona) para uso na lactação.