Após a constatação de índices inadequados de contaminação da dengue, a Prefeitura de Arapongas através do Setor de Endemias - Programa de Combate à Dengue, reforçou as ações para impedir a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. No último sábado, Dia Nacional de Combate à Dengue, os agentes comunitários de saúde do município foram até a avenida Arapongas fazer o pit stop da conscientização. No total, foram entregues 3 mil kits.
Alguns bairros devem oferecer atenção redobrada no combate ao mosquito, dentre eles, estão a Vila São Cristóvão, Jardim Aeroporto e Vila Araponguinha. Já entre as localidades consideradas críticas pelo Setor de Endemias estão o Conjunto Padre Bernardo, Vila Aparecida, Jardim Bandeirantes, Jardim Caravele, Conjunto Águias, São Raphael, Flamingos, Vila São Benedito (Bandeirante), Jardim Primavera e arredores do Cemitério Municipal.
Para reforçar o combate ao mosquito, a Prefeitura de Arapongas criou o Comitê de Combate à Dengue. Formado por 23 conselheiros, o comitê têm como principal função fiscalizar e sugerir soluções para impedir da proliferação da doença.