Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na Boca Maldita

Campanha orienta sobre acidente vascular cerebral

Redação Bonde
17 ago 2007 às 18:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde participa, neste sábado (18), da Campanha contra o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Promovido pelo Serviço de Neurologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o evento acontecerá na Boca Maldita, das 9h às 15h, e nos shoppings Cidade e Estação, das 10h às 18h. O objetivo é orientar o público a reconhecer os sintomas e encaminhar ao atendimento médico os casos suspeitos o mais rápido possível.

O AVC, também conhecido como derrame, está entre as maiores causas de mortalidade. Além disso, por causa das seqüelas que acarreta, é um fator de diminuição da qualidade de vida de suas vítimas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Incidência - Em Curitiba, no ano passado, 1.061 pessoas foram internadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devido ao problema e 837 morreram. Isso representou 8,3% da mortalidade geral do Município no período. O número de atendimentos às vítimas de seqüelas do AVC é em torno de cinco vezes maior que o de pacientes internados, informa o coordenador do Sistema de Urgência e Emergência, Matheos Chomatas. Isso se deve aos problemas circulatórios e respiratórios decorrentes, que diminuem a qualidade de vida do paciente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Entre os sintomas do AVC ou derrame estão fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas. Esses sinais, em geral, manifestam-se em apenas um lado do corpo. Também são sugestivas deste problema de saúde dificuldades para falar ou compreender o que se diz, caminhar ou enxergar, perda de equilíbrio ou coordenação súbita e dor de cabeça intensa e sem causa aparente conhecida.

A idade mais avançada e casos na família são fatores que favorecem a ocorrência do AVC, mas existem outros que podem ser controlados ou eliminados. É o caso da pressão alta, do diabetes, do colesterol elevado e das doenças cardiovasculares, que podem ter seu impacto diminuído com a ajuda de alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e o fim do hábito de fumar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo