Fazer uma refeição nutritiva, com pratos quentes de arroz, feijão, macarrão ou carne, em dias abafados como os que têm feito nesse verão, pode se tornar um pouco desagradável, principalmente para aqueles que buscam uma alimentação mais light. O jeito é comer muitos legumes, frutas e salada, muita salada.
Uma salada diferente, muito conhecida nos Estados Unidos e presente na maior parte dos cardápios de restaurantes internacionais, a Ceasar Salad é uma excelente opção para aqueles que buscam uma refeição sadia e saborosa.
Além de ser um prato saboroso, esta salada é composta por nutrientes importantes como proteínas, carboidratos, vitaminas e fibras. A salada foi inventada por volta de 1920 por um cozinheiro mexicano na cidade de Tijuana, na fronteira com San Diego.
A idéia surgiu porque o chef Ceasar Cardini, criador do prato, precisou arriscar uma nova receita ao perceber que seu estoque tradicional estava vazio. Para não decepcionar seus fiéis clientes, preparou um prato de salada com anchovas (nome comum dado a peixes do mar).
Segundo a nutricionista Lílian Caroline Rocha, a Ceasar Salad é reconhecida no mundo todo e pode ser consumida como refeição única por ser um prato completo. ''No almoço por exemplo, a pessoa pode consumir só a salada. Nela constam vitaminas, fibras das folhas da alface, cálcio do queijo e as proteínas da carne de frango, que pode ser substituído pelas anchovas'', comenta.
A verdadeira Ceasar Salad é preparada à base de salada romana e temperada com um molho elaborado com azeite de oliva, vinagre, queijo ralado, alho, mostarda, gemas batidas e anchovas moídas. Na versão moderna as gemas foram substituídas por maionese. Sobre ela também não pode faltar os croutons (pães quadradinhos torrados).
''A gema crua estraga mais fácil, por isso, recomendamos às pessoas que usem maionese industrializada ou que façam maionese com gema cozida. A gema cozida pode proporcionar um gosto um pouquinho mais forte, mas não estraga fácil'', salienta Lílian.
Em Londrina, o prato pode ser encontrado no Restaurante Alameda. Além de estar inserido no cardápio do restaurante, as pessaos podem solicitar o prato por meio do serviço de entrega. Cada porção, com um rendimento para cerca de três pessoas, custa R$ 7,00.
Mas o prato é simples e de fácil preparo. A proprietária do restaurante, Carla Sehn, ressalta também que o prato possui algumas variedades, podendo ser feito com frango ou bacon. ''Para aqueles que preferirem uma refeição ainda mais light, dá pra substituir a maionese comum pela light. Também pode ser acrescentado iogurte que a salada fica muito gostosa''.