Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Hormônio natural

Cientistas tentam criar chiclete contra a obesidade

BBC Brasil
15 jan 2007 às 18:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cientistas britânicos estão tentando criar uma goma de mascar que suprima o apetite e seja usada para combater a obesidade. A equipe do Imperial College, de Londres, está desenvolvendo uma droga baseada em um hormônio natural do aparelho digestivo que imita a resposta do organismo de "barriga cheia".

Um tratamento com injeção pode estar disponível dentro de um prazo de cinco a oito anos, mas o objetivo no longo prazo é produzir uma forma que possa ser absorvida pela boca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um em cada cinco adultos na Grã-Bretanha é obeso, mas essa proporção pode aumentar para um em cada três até 2010.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


O hormônio em questão é chamado polipeptídio pancreático (PP), que o corpo produz depois de cada refeição para garantir que a alimentação não saia do controle.

Publicidade


Há evidências de que algumas pessoas têm maior quantidade do hormônio do que outras, e o excesso de peso reduz os níveis produzidos. Isso cria um círculo vicioso, causando um aumento de apetite, uma inabilidade para resistir à tentação da comida e a elevação do peso.


Testes preliminares mostraram que doses moderadas do hormônio podem reduzir a quantidade de alimentos consumida por voluntários saudáveis - de 15% a 20%.

Publicidade


A equipe agora recebeu recursos de mais de US$ 4 milhões do Wellcome Trust para levar avante suas pesquisas. Além de uma goma de mascar, eles acreditam que a droga pode ser incorporada a um spray nasal.


Problema - Steve Bloom, chefe da pesquisa, disse: "Nós temos um problema e não sabemos como resolvê-lo. Nós chegamos à idéia de goma de mascar porque pessoas obesas gostam de mastigar".

Publicidade


A equipe de Bloom notou primeiro o efeito do hormônio em um grupo de pacientes com um determinado tumor no pâncreas que leva à geração de maior quantidade de PP.


Os organismos são mantidos permanentemente magros por longos períodos, e ainda assim pareciam não sofrer efeitos negativos do hormônio.

Publicidade


Os pesquisadores ainda não puderam estudar pacientes obesos, mas testaram o hormônio em um pequeno grupo de 35 pessoas com o peso um pouco acima da média, porém saudáveis.


Participantes da pesquisa receberam injeções de PP ou de uma solução de sal sem saber qual das duas. Depois eles foram convidados a comer o quanto quisessem em um bufê. Ao mesmo tempo, eles tiveram que responder a um questionário sobre a intensidade de sua fome.

Publicidade


Os que receberam o hormônio tinham menos fome e comeram de 15% a 25% a menos do que os que receberam o placebo.


Um tratamento verdadeiro terá como objetivo a redução da ingestão de alimentos de 5% a 10% inicialmente, e depois a manutenção do controle do apetite com uma pequena redução de cerca de 1%.

Ted Bianco, do Wellcome Trust, disse: "Mais de 30 mil mortes por ano são causadas por obesidade só na Inglaterra, então há uma clara necessidade de desenvolver um tratamento para resolver o problema".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo