Peru, lombo, arroz à grega, frutas secas, sobremesas, bebidas alcoólicas. As festas de final de ano são um prato cheio para os desvarios gastronômicos. O resultado de tanto exagero é o aumento de peso, quando não problemas no organismo que, é claro, estranha o excesso e as comidas muito pesadas.
Porém, a adaptação ou substituição de algum alimento pode reduzir a ingestão de calorias e colaborar para o bom funcionamento do organismo.
As carnes devem ser servidas sem peles (no caso de peixes e frango) ou sem gordura (no caso de carnes de vaca, porco), cozidas ou assadas, dando preferência para carnes magras como chester e peru. Frutas frescas, legumes, folhas devem ser mantidos sem restrições. Já as oleaginosas, como castanhas, avelãs e nozes, devem ser consumida (o)s com moderação devido ao alto índice calórico.
Alimentos Recomendáveis
Chester e Peru: carnes magras, saborosas e rica em proteínas.
Cereja: apresenta baixas calorias, é fonte de vitamina C, vitamina A, potássio e fibra solúvel, além de benéfica na redução do colesterol.
Ameixa vermelha: baixo valor calórico, fonte de fibras e rica em vitamina, riboflavina e potássio.
Uva: rica em substâncias antioxidantes que previnem o surgimento de diversas doenças, inclusive o envelhecimento.
Damasco seco: antioxidante, rico em fibras e isento de gordura.
Lentilha: fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco, fibras e outros minerais essenciais ao organismo.
Alimentos recomendáveis com restrição calórica
Nozes: ricas em magnésio, fósforo, zinco, niacina e outras vitaminas do complexo B e vitamina E. Antioxidante importante à prevenção de doenças coronarianas.
Avelãs: ricas em cálcio, previnem algumas doenças coronarianas.
Tâmara: rica em potássio, ferro, niacina e vitamina B6.