Dentro da programação da Semana Nacional do Alimento Orgânico, será lançada nesta terça-feira, em Curitiba, a pedra fundamental do primeiro Mercado Permanente de Produtos Orgânicos do país.
O mercado de orgânicos é uma obra da Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O investimento totaliza R$ 3,2 milhões.
De acordo com o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara, os recursos já estão disponíveis e, os projetos, prontos. "Aguardamos apenas a autorização da Caixa Econômica Federal para a lançar o edital de licitação", conta Ortigara.
Ao lado da área destinada ao mercado municipal, foi montado o cenário orgânico, com uma grande maquete composta de elementos naturais representativos do ecossistema da região metropolitana.
Ela retrata o sistema agroecológico de uma propriedade e as boas relações entre produção e manutenção do meio ambiente. Com 80 metros quadrados, a maquete é composta por terra, pedregulhos, mata nativa, plantação, além de uma cachoeira.
Para uma melhor perspectiva, o público terá de atravessar uma ponte de eucalipto e ficar acima do nível do solo. "É a oportunidade de conhecer uma propriedade orgânica sem tirar os pés da cidade", diz o secretário municipal do Abastecimento. O cenário orgânico tem ainda outros espaços como o de hortas urbanas, onde serão apresentados, em oficinas técnicas, os métodos e insumos necessários para preparo de hortas caseiras.
No espaço comercial, empresários e pequenos produtores paranaenses vão mostrar e comercializar flores comestíveis, cafés, queijos, bebidas, carnes e outros 300 itens de alimentos orgânicos. "Dúvidas, mitos e verdades que rondam a produção e os produtos orgânicos podem ser tiradas esta semana, durante o evento", diz Ortigara.
O Paraná é o maior pólo de produção orgânica do país. São cerca de 4 mil agricultores diretamente envolvidos na atividade, com produção de 75 mil toneladas de produtos alimentícios por ano. Cerca de 100 indústrias produzem produtos orgânicos industrializados.
Agência Brasil