Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Deixe o colesterol fora do cardápio

Reportagem Local
14 ago 2006 às 14:37

Compartilhar notícia

Alcachofra: diminui gorduras e estabiliza a glicose do sangue - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todo mundo sabe que determinados alimentos aumentam as taxas de colesterol no sangue e devem ser evitados. Mas você sabia que também existem alimentos que podem ajudar a combater esse mal e melhorar sua saúde? Confira as dicas do cardiologista José Antônio da Silva, do Hospital Ecoville, e das profissionais de nutrição dos cursos de especialização em Qualidade de Alimentos e Atendimento Nutricional - Personal Diet do Centro Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES).


O colesterol é encontrado apenas em alimentos industrializados?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo José Antônio da Silva, cardiologista do Hospital Ecoville, ''o colesterol é encontrado em produtos industrializados, mas a principal fonte são alimentos de origem animal. Além disso, uma parte do colesterol obtido pelo organismo não vem da alimentação, mas sim do fígado, onde é produzido a partir das gorduras saturadas''.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Quais são os alimentos que devem ser evitados para controlar o colesterol?

Publicidade


''As principais fontes de colesterol são: vísceras, como fígado, coração, e rim, frutos do mar, carnes bovina e suína com gordura aparente, aves com pele, peixes gordurosos, bacon, toucinho, embutidos, como linguiça, salsicha e salame, ovo, leite integral, queijos gordurosos (provolone, catupiry, mussarela), manteiga, creme de leite, chantilly, etc.'', enumeram as nutricionistas do CBES.


Então, é preciso eliminar completamente esses alimentos da dieta?

Publicidade


''Não, mas você pode dar preferência a variações desses produtos que contenham menos gorduras'', explica a nutricionista Eda Scur. As carnes, por exemplo, devem ser consumidas preferencialmente sem pele, no caso de peixes e aves; as demais carnes devem ser magras. ''É importante não deixar de ingerir laticínios, pois eles contêm elementos importantes para saúde. Leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, cottage e queijos light são opções interessantes para controlar o colesterol'', lembra ela. ''No caso dos ovos, o grande vilão é a gema: a clara pode ser consumida em maior quantidade. E, em relação aos óleos e margarinas, é só dar preferência a óleos de canola, girassol, milho, soja, azeite de oliva, cremes vegetais light'', completa.


E os doces?

Publicidade


Picolé de frutas, frozen iogurte e doces de frutas sem excesso de açúcar podem ser consumidos com moderação. ''Dê preferência a doces caseiros, eles têm menos gorduras e colesterol que os industrializados'', lembra a nutricionista Eda Scur.


A ingestão de alimentos fibrosos pode ajudar no controle do colesterol?

Publicidade


Segundo as nutricionistas do CBES, as fibras dos alimentos reduzem a absorção de colesterol no intestino e, assim, os níveis dessa substância no sangue. As fibras são encontradas em alimentos derivados de plantas e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e câncer de intestino grosso.


Quais os outros alimentos recomendados para uma dieta livre de colesterol?

Segundo as nutricionistas, um dos alimentos mais benéficos para o organismo é a alcachofra. Além de diminuir as gorduras e estabilizar o nível de glicose do sangue, ajuda a retardar o envelhecimento das células e é excelente para o fígado. Alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva, abacate e nozes também são bons, desde que consumidos em pequenas quantidades. Já os que contêm a fibra hidrossolúvel chamada pectina combatem o colesterol ruim. Essa fibra circunda o colesterol, não permitindo que ele entre no organismo. Feijão de qualquer tipo, aveia e frutas como a maçã e laranja são alimentos ricos em pectina e outras fibras benéficas ao organismo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo