Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta em Curitiba

Depois das chuvas, população deve cuidar da saúde

Redação Bonde
30 out 2007 às 20:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde visitaram nesta terça-feira (30) moradores das áreas de Curitiba mais afetadas pelo temporal. Os técnicos orientaram as famílias sobre a prevenção de doenças que podem ser transmitidas pela água, como hepatite e leptospirose. A preocupação maior é evitar o surgimento de focos do mosquito da dengue. O mosquito transmissor precisa da água acumulada em objetos, como os arrastados pela chuva ou deixados em quintais - como garrafas de plástico -, para a sua proliferação.

Os moradores foram aconselhados a usar água sanitária na limpeza do piso das casas e hipoclorito de sódio - ou a própria água sanitária - na higienização da água de beber e das frutas e verduras que tenham entrado em contato com a água contaminada. Quem não tem água tratada deve ferver a água por 10 minutos, a partir do momento em que ela entrar em ebulição. Antes de beber, agitar a água para a reposição do oxigênio. Outra alternativa é misturar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% - ou água sanitária também a 2,5% - para cada litro de água. Antes de beber, deixar reagindo por 30 minutos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Para se deslocar no chão ainda úmido, a recomendação é usar sapatos fechados e impermeáveis - de preferência botas de borracha - e jamais andar descalço. "Os pés e pernas são as partes do corpo por onde mais facilmente entram as bactérias eliminadas com a urina do rato, e que causa a leptospirose quando há algum tipo de lesão", explica a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Lúcia Isabel de Araújo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19

Hepatite - A hepatite é transmitida pela ingestão da água contaminada com o vírus da doença. Para pegar objetos mergulhados ou que estiveram na água da enchente, o melhor é usar luvas também de borracha. Quem não tiver luvas e botas adequadas, deve improvisar a proteção com sacos plásticos de supermercados bem fechados em torno das mãos e dos pés. "O que não pode é se expor ao risco de contrair doenças que podem ser evitadas", diz Lúcia Araújo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo