Foi realizada uma pesquisa na Escola de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta, a qual foram analisados dados de 7343 participantes, em sua maioria brancos (entre 50 e 75 anos), no estudo REDUCE (Reduction by Dutasteride of Prostate Cancer Events). Segundo o estudo, cerca de metade dos homens a partir dos 50 anos sofrem com a dificuldade de urinar devido ao aumento da próstata.
Homens que relataram sentir dores três ou mais vezes por noite tiveram um risco 72% maior de mortalidade por todas as causas. Os pesquisadores ajustaram modelos para dados demográficos, tabagismo, álcool e morbidades. Eles também consideraram o tratamento com dutasterida e diuréticos, bem como o volume da próstata.
A HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata) é um problema que consiste no aumento prostático decorrente, dentre outros fatores, da ação hormonal e fluxo de sangue no órgão. Para tratar dessa anomalia, o procedimento da embolização das artérias prostáticas é mais uma ótima alternativa de tratamento. O método realiza uma necrose coagulativa, uma espécie de infarto benigno na próstata e, em decorrência disso, a próstata torna-se mais macia e diminui de tamanho em torno de 30% a 40%.
Os resultados são muito satisfatórios, segundo o médico especialista, em mais de 300 pacientes tratados, a taxa de sucesso ficou entre 90 a 95%. Nos casos mais graves, em pacientes que estavam com sonda vesical, a taxa de sucesso foi de 90% na retirada da sonda.