Parte essencial da higienização bucal, o fio dental não têm muito adeptos. Junto com a escova e a pasta de dente, ele é essencial para que a boca fique saudável e deve ser usado ao menos uma vez ao dia.
Segundo o cirurgião dentista Lucas Francisco, "apesar de muitas pessoas não serem adeptas, o uso, além de prevenir cáries interproximais, ou seja, entre os dentes, também previne a instalação de outras bactérias que podem levar a variados tipos de doenças periodontais, sendo a mais comum delas a gengivite.
Lucas ressalta que há um equívoco em relação a substituição do fio dental pelo palito de madeira. "Não pode ser substituído por palitos de madeira, pois sua função é apenas espetar alimentos e, quando usado entre os dentes, pode danificar o esmalte dentário, causar ferimentos e retração gengival, além de provocar a perda do ponto de contato entre um dente e outro."
Na ausência do fio dental, a dica do profissional é usar um pedaço de sacola plástica esticado como uma forma alternativa de higienização onde a escova não alcança. Se é pra cuidar, que seja de forma completa e correta, finaliza Lucas.