O consumo de suco de romã ajuda a combater o câncer de próstata e a reduzir as células da doença, segundo um estudo publicado neste sábado (2) na revista Clinical Cancer Research.
De acordo com a publicação, pesquisadores do Centro Oncológico Jonsson da Universidade da Califórnia descobriram que o suco dessa fruta freia a proliferação das células do câncer de próstata e promove a morte delas. Além disso, após uma intervenção cirúrgica, o suco de romã ajuda a reduzir o antígeno prostático específico (APE) que é o marcador da doença.
Quanto mais rápido aumentam os níveis do APE no sangue de um homem depois do tratamento, maior é a possibilidade de o paciente morrer de câncer de próstata.
Segundo o estudo, a velocidade de aumento do APE dos pacientes que consumiram suco de romã caiu em 35%. Embora a descoberta seja importante, são necessário outros estudos para determinar de maneira precisa o papel que a estrutura química da fruta desempenha na doença.
No entanto, essa redução, para muitos homens, pode significar o prolongamento de sua vida depois de uma cirurgia e de uma radioterapia.