O mês de junho é conhecido pelas tradicionais festas juninas, uma data que reúne muita comida (à base de amendoim e milho, principalmente), danças, fogueira, reza e muita alegria. Além dessa tradição, este ano tem Copa do Mundo, um evento que reúne amigos e parentes para vibrar pela Seleção Brasileira e isso aumenta o consumo de snacks em diversas formas, principalmente do amendoim, o mais tradicional.
‘O fuso horário de 5 horas (horário de Brasília) entre Brasil e Alemanha, propicia que as pessoas façam reuniões mais extensas, pré, durante e pós-jogos da Seleção Brasileira. Assim, apostamos no sucesso duplo, ou seja, de nossa seleção e das vendas de produtos de amendoim que cada vez mais vem ocupando posições de destaque, por ser uma unanimidade nacional’, avalia Carlos Barion, vice-presidente da Área Amendoim da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), e coordenador do Programa de Auto-Regulamentação e Expansão de Consumo – Pró-Amendoim.
‘Com isso, a previsão para 2006 é que a venda de amendoim salgado cresça em junho e julho em até 20%, seja frito com e sem pele, torrado, salgado ou com cobertura, com destaque especial para o consagrado amendoim japonês’, prevê Barion. Já o consumo na forma de doces, como paçoca, pé de moleque, com mel, com chocolate, entre outros, deve aumentar em torno de 5% a 10%.
‘Embora a diversidade regional brasileira faça com que cada região possua suas próprias comidas típicas, o amendoim é praticamente uma unanimidade, consumido sob todas as formas em todo o País. O consumo per capita apresentou um crescimento no último ano, passando para 0,80 kg, ou seja, 23% a mais que 2004. Com esses estímulos, o empresariado do setor tem grande interesse em inovar em termos de produtos, o que torna estas previsões plenamente tangíveis’, aposta Barion.