O Governo do Estado liberou a compra de mais medicamentos excepcionais para atender os pacientes da rede pública de saúde. O investimento total é de R$ 28,6 milhões para atender aos usuários das 22 farmácias especiais distribuídas pelo Paraná. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Segundo o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, grande parte dos medicamentos comprados consta na lista padronizada pelo Ministério da Saúde de medicamentos excepcionais, de alto custo e uso contínuo. Ao todo são 144 tipos diferentes. Nos últimos três meses, o Governo do Estado já liberou mais de R$ 56 milhões para a compra de medicamentos excepcionais. São mais de 40 mil usuários espalhados pelo Paraná.
Os medicamentos adquiridos nesta última aquisição são para pacientes diabéticos, de saúde mental, mal de Alzheimer, de distonias e espasticidade focal disfuncional (doenças caracterizada por espasmos musculares involuntários, que produzem movimentos e posturas anormais, freqüentemente dolorosas), além de imunoglobulinas, medicamentos para o combate à Sepse (infecção grave, normalmente em leitos de UTI), entre outros.