O 70.º Centro de Atenção Psicossocial do Paraná (Caps) foi inaugurado nesta sexta-feira (30) em Umuarama. Ele é o único do gênero instalado na 12.º Regional de Saúde e será referência no atendimento especializado a dependentes químicos.
A unidade foi equipada com recursos do Consórcio Intermunicipal de Saúde, do Governo do Paraná e da União, e contará com equipe multidisciplinar, que irá abranger especialidades como psiquiatria, terapia ocupacional, psicologia, assistência social e enfermagem. O prédio possui 650 metros quadrados e está localizado estrategicamente, na região central de Umuarama próximo a hospitais e à rodoviária.
Investimentos – O Paraná passou de 3,2 mil vagas, em 2002, para as atuais 14,3 mil vagas, com a abertura de serviços extra-hospitalares para o atendimento de pacientes com transtornos mentais, sobretudo nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Para o diretor da 12.º regional de saúde, Armando Cerci Júnior, esse é um passo importante não só para a ampliação dos investimentos, mas também para a humanização da saúde. "O Caps de Umuarama é uma conquista, e deve ser modelo para o Estado. Ele será referência em relação à estrutura e a equipe médica, além do envolvimento direto que os profissionais terão com os pacientes, estimulando o atendimento humanizado".