O inverno ainda nem começou e os termômetros já indicam baixas temperaturas. Com a chegada dessa estação os dias tornam-se mais frios, secos, nebulosos e nossa pele se modifica com as variações climáticas. O vento frio, as baixas temperaturas, os banhos muito quentes e a pouca ingestão de líquidos colaboram para que a pele do rosto e do corpo se apresente manchada e sem brilho, tornando-se também mais ressecada, podendo até mesmo apresentar leve descamação.
Nesta época aumenta muito a procura por procedimentos específicos como esfoliação, hidratação e clareamento da pele, já que a maioria deles não permite que se tome sol durante os tratamentos. Os mais recomendados são os peelings, a aplicação de laser e até mesmo os bons e velhos cremes, que podem ser aplicados na clínica ou em casa.
O laser é muito eficaz para retirar e clarear manchas na pele. "Existe uma grande diversidade de lasers que varia de acordo com cada tipo de pele. Também é importante fazer uma avaliação para saber de onde a mancha é proveniente", afirma Solange Villagra, médica dermatologista da clínica Visage – Dermatologia, Estética e Bem-estar, em São Paulo.
Também muito utilizado para manchas que aparecem devido ao sol, o peeling é bastante seguro e eficiente. Geralmente são feitas aplicações uma vez por semana ou a cada quinze dias. O tratamento pode ser feito através de dermoabrasão, mais conhecido como peeling de cristal, ou da aplicação de ácido retinóico. Após alguns dias o clareamento da pele já pode ser notado. A dermatologista alerta "que todos esses tratamentos devem ser realizados por profissionais da área médica".
Já as hidratações podem ser feitas na clínica ou em casa. A aplicação feita na clínica é mais profunda, pois antes do creme a pele é preparada para que os nutrientes cheguem em outras camadas. A aplicação diária de cremes hidratantes também é imprescindível no inverno. A dica é aproveitar o frio para tratar a pele e deixá-la linda para o próximo verão.
Mais informações no site www.esteticavisage.com.br .