Os dias com temperaturas mais baixas requerem algumas mudanças nos hábitos diários, principalmente quando se fala em beleza e cuidados especiais com a pele. A pele do rosto é uma das áreas mais atingidas com as alterações climáticas, mas poucas pessoas dão atenção aos lábios, parte do rosto que precisa de hidratação constante no inverno.
Os lábios são a característica mais atraente do rosto e são formados por uma dobra muscular carnosa e isenta de pêlos, que circunda a abertura bucal. Por isso é uma das partes do corpo mais exposta às agressões externas, como frio e vento. A dermatologista Christiana Blattner, da Clínica Dermatolaser, em Campinas (SP), recomenda o uso de produtos à base de vaselina para fazer uma hidratação mais duradoura, já que a manteiga de cacau – produto mais usado nessa situação - é muito fluída. Segundo a dermatologista, as pessoas não devem esquecer do protetor solar labial mesmo no inverno, que na maioria das vezes são vaselinados. "Os produtos à venda, atualmente, são muito eficazes na proteção contra o frio e o sol, mas devem ser reaplicados sempre que houver necessidade".
O maior "crime" que podemos cometer com os lábios rachados e secos é seguir o instinto natural de levar a língua aos lábios, no intuito de deixá-los molhados com a saliva. De início, o recurso atinge o feito esperado, trazendo umidade e maciez à região. Mas Christiana Blattner alerta que o efeito é passageiro, já que a saliva seca mais rapidamente os lábios. "Nos dias mais frios as pessoas devem ter sempre à mão um protetor labial, assim como o protetor solar, e reaplicá-lo várias vezes ao dia. Assim, os lábios se mantêm úmidos e protegidos", explica a dermatologista.