Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Automedicação

Microrganismos estão cada vez mais resistentes

Heloísa Prado - Bomde
26 out 2006 às 19:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Especialistas de diversos países estão reunidos no Rio de Janeiro para tratar de um problema de saúde pública que tem preocupado médicos e cientistas em todo o mundo: a resistência de microrganismos – bactérias, vírus e fungos – a medicamentos.

"Os microrganismos estão fazendo entre eles um intercâmbio de material genético de resistência. E se essa resistência representa um grande perigo para o homem, para eles significa evolução. Aqueles que sobrevivem são os mais resistentes e terão capacidade de continuar", disse a bacteriologista Dália Rodrigues, chefe do laboratório de Referência Nacional de Enteroinfecções Bacterianas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), instituição organizadora do 3º Simpósio de Resistência aos Antimicrobianos, que ocorre até sexta-feira ( 27) no Hotel Glória.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a pesquisadora, o objetivo não é centrar a discussão sobre as drogas resistentes aos microrganismos, mas sim avaliar o que médicos e cientistas podem fazer para mudar o quadro. "A salmonela, por exemplo, há alguns anos era sensível a todos os medicamentos. Hoje, ela é resistente a mais de 15 drogas", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


A salmonelose, causada pela bactéria, é uma doença de transmissão alimentar que pode ilustrar o quão perto estão os micróbios dos seres humanos. "Doenças como essa podem ser adquiridas por meio de maus hábitos alimentares. Com a necessidade de comer na rua, o que garante que não estamos ingerindo ovos de parasita ou bactérias de trato intestinal em folhas de alface?", questionou.


Um agravante do problema da resistência dos microrganismos a medicamentos é, segundo a chefe do laboratório de Referência Nacional de Enteroinfecções Bacterianas do IOC, causado pelo próprio homem: a automedicação.

"A pessoa se automedica, usa remédios de forma errada mais de uma vez e cria bactérias ou vírus resistentes àquela doença. O microrganismo é expelido no ambiente e passa a resistência a outro de sua espécie, que pode estar num alimento que será consumido por outra pessoa. Esse é o ciclo de transmissão de um microrganismo resistente", alertou. (Com informações da Agência Fapesp)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo