Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Durante a gravidez

MS lança meta para reduzir a transmissão de HIV

Heloísa Prado - Bonde
01 dez 2006 às 18:49

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Ministério da Saúde lançou o Protocolo para Prevenção de Transmissão Vertical de HIV, ou seja, ao contágio da doença de mãe para filho durante a gravidez. A meta do governo é também eliminar a sífilis congênita em todo o país até 2007 e reduzir a transmissão vertical do HIV a níveis abaixo de 1%.

O documento traz um conjunto de procedimentos e orientações para tratar e acompanhar as gestantes no diagnóstico e no tratamento adequado para a sífilis e a Aids. Segundo o ministério, se medidas corretas como a realização de pré-natal em gestantes não forem tomadas, o recém-nascido tem 25% de chance de pegar Aids da mãe infectada. Com a adoção das medidas, a chance de contágio fica entre 1% e 2%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Atualmente, de acordo com estimativas dos órgãos de saúde, o índice de infecção do HIV em parturientes é de 0,41%, o que representa cerca de 12,5 mil crianças expostas ao vírus por ano. De acordo com o boletim epidemiológico 2006, divulgado em 21 de novembro, houve redução de 51,5% nos casos de transmissão vertical do HIV, entre 1996 e 2005.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19

Em 1996, foram registrados 1.091 casos, no ano passado, 530 e este ano, de janeiro a junho, foram notificados 109 casos de transmissão vertical do HIV. Em relação à sífilis congênita, foram notificados entre 1998 e o mês de junho deste ano, 36 mil casos da doença. Atualmente, a taxa de incidência é de 1,6 casos para cada 100 mil gestantes. As informações são da Agência Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo