Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ranking

Paraná é o 3º estado em número de transplantes

Agência Estadual de Notícias
01 set 2009 às 17:24

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná é o terceiro Estado em número de transplantes realizados no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Até julho deste ano já haviam sido realizados 919 transplantes de órgãos e medula óssea. No mesmo período do ano passado foram 804, aumento de 14,3%. Atualmente, o Estado tem 69 centros transplantadores credenciados e 59 serviços habilitados para captação de órgãos e tecidos.

"O Paraná teve um crescimento superior ao dos outros Estados. Enquanto São Paulo teve um aumento de quase 6% no número de procedimentos realizados, o Paraná ultrapassou 12%. Isto mostra que mais centros foram credenciados e também que a população está sensibilizada com a importância de comunicar aos seus parentes o desejo de ser um doador", afirmou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ampliar ainda mais o número de procedimentos realizados, na sexta-feira (28) o Ministério da Saúde habilitou mais um serviço no Paraná. O Hospital São José de Palmas, no município de Palmas, foi credenciado para realizar busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Com este credenciamento, as equipes habilitadas identificarão nas unidades de saúde potenciais doadores e buscarão autorização dos familiares para o procedimento. Em 2008 foram realizados 1.538 procedimentos, contra 1.371 em 2007, crescimento de 12,18%. Neste período os transplantes de córneas e de rins responderam por 83% do total de operações no Paraná. Em São Paulo, Estado que mais faz transplantes no Brasil, foram realizados 8.694 procedimentos em 2008, contra 8.205 em 2007, crescimento de 5,96%.


BRASIL - No mesmo dia em que o centro paranaense foi credenciado, outras quatro unidades, distribuídas nos Estados do Santa Catarina, São Paulo e Acre, foram autorizadas para realizar procedimentos como transplante de córneas, rim e pele, além de busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.

Em todo o Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 18.989 transplantes de diversas modalidades em 2008, 9% a mais que em 2007. Esse crescimento foi impulsionado justamente pela habilitação de novos centros, ao lado da quantidade maior de doadores vivos. Atualmente, há 529 centros e 1.366 equipes autorizadas a realizar transplantes em todo o território nacional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo