O Dia Nacional de Combate à Tuberculose é lembrado neste sábado com ações de informação, orientação e conscientização para a população sobre os riscos e a prevenção da doença. Para realizar esse trabalho, a Secretaria de Saúde já encaminhou para as 22 Regionais de Saúde 220 mil folders e 3 mil cartazes, que foram distribuídos aos municípios para promoção de eventos de orientação sobre a tuberculose.
CASOS NO PARANÁ
Dados preliminares deste ano indicam que até o dia nove de novembro já foram registrados 1.983 casos novos de todas as formas de tuberculose. Entre os municípios com maior incidência e que são prioritários no combate a doença estão: Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
Os principais sintomas para identificar uma pessoa com tuberculose são: tosse por mais de três semanas, febre vespertina (final da tarde), emagrecimento, tosse com sangue, falta de apetite e sudorese (suor).
Para se prevenir da doença, a pessoa deve estar em dia com a vacina BCG. Essa vacina é dada em todos os postos de saúde às crianças menores de quatro anos. Outra forma de cuidado é encaminhar as pessoas que convivem com o doente, que são chamados de contatos, para o posto de saúde mais próximo de sua residência.