Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fator de risco

Poluição do ar pode ser um dos fatores para o desenvolvimento de doenças mentais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
18 fev 2020 às 15:08
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de pessoas com depressão tem aumentado cada vez mais, fato que serviu para que a doença ganhasse o apelido de "mal do século”. Agora, de acordo com estudo realizado pela Universidade de Londres (UCL), esse número pode ter ganhado mais um culpado: o reflexo da falta de qualidade do ar nas grandes cidades.

O estudo concluiu que pessoas expostas a maiores níveis de poluição são mais propensas a sofrer depressão, ansiedade e até morrer por suicídio. A pesquisa, publicada no periódico Environmental Health Perspectives, aponta que uma menor exposição a materiais particulados, presentes no ar poluído, pode diminuir em até 15% o risco de desenvolver alguma doença relacionada à saúde mental, fato de grande relevância em um contexto de crescimento de pessoas com esse tipo de doença.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



A pesquisa realizou um extenso trabalho de revisão e análise de estudos realizados em 16 países entre janeiro de 1974 e setembro de 2017, processo que ajudou a confirmar a relação entre poluição e casos de depressão e suicídio. O processo avaliou o resultado da exposição a vários tipos de material particulado por diferentes períodos de tempo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Os especialistas ainda não entendem exatamente como essa relação funciona. A teoria mais provável está relacionada com a inflamação dos tecidos cerebrais, causada pelas micropartículas, e associada a doenças mentais como a depressão, além de afetar a produção do hormônio do estresse (cortisol).

Publicidade


De acordo com especialistas, ainda são necessários mais estudos para entender essa relação. Entretanto, apesar de não ser possível controlar a qualidade do ar que respiramos na cidade, manter hábitos saudáveis e praticar atividades físicas são maneiras eficientes de melhorar a saúde mental.



Formas de diminuir a poluição em casa

Publicidade


Apesar de não ser possível controlar a quantidade de poluição da rua, é possível tomar algumas medidas para melhorar essa situação dentro de casa.


Promover uma boa circulação de ar, mantendo as janelas abertas, pode servir para quem mora em locais com uma melhor qualidade de ar que vem da rua. Já para quem vive nas grandes cidades, com menor qualidade do ar do lado de fora da casa, uma opção é investir em aparelhos como umidificador e purificador de ar. É importante limpar as frestas e os filtros periodicamente, evitando a propagação de poeira e ácaros.

Manter a casa limpa e trocar a roupa de cama e os cobertores regularmente, além de lavar almofadas e pelúcias, ajuda a eliminar a poeira e a diminuir o nível de poluição dentro de casa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade