Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Até sexta-feira

Prorrogada campanha de vacinação contra a polio

Redação Bonde
18 jun 2007 às 12:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite até a próxima sexta-feira (22) para todos os municípios paranaenses. No sábado (16), foram vacinadas 80,77% das 920 mil crianças menores de cinco anos residentes no Paraná. Apenas o Distrito Federal conseguiu abrangência maior, com 82,62%.

No Paraná, receberam a vacina 743.691 crianças, mas a meta estadual é imunizar mais de 95%. "O prazo foi estendido para que todos os pais e mães possam imunizar seus filhos e garantir que a poliomielite continuará longe de nosso Estado e de nosso País. São duas simples gotinhas que podem salvar muitas vidas", afirma o secretário de Saúde, Cláudio Xavier.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Londrina atinge 72% da meta

Leia mais:

Imagem de destaque
Gesto de amor

Banco de sangue do HV da UEL precisa de doadores

Imagem de destaque
Feng Shui

Como criar um ambiente mais saudável para seus filhos

Imagem de destaque
149 casos ativos

Londrina registra 11 casos de Covid-19 neste sábado e nenhum óbito

Imagem de destaque
26 novos casos

Londrina acumula 129.924 casos e 2.485 óbitos pela Covid-19


Segundo a gerente de Epidemiologia da Secretaria, Sônia Fernandes, 29 mil crianças com menos de cinco anos em Londrina (72%) da meta de 40 mil foram imunizadas no sábado.

Publicidade


As vacinas serão aplicadas em todos os postos de saúde, das 7 às 19 horas. Sônia reforça que, mesmo a criança estando com a carteirinha em dia, precisa tomar a dose extra da vacina.


Não existem contra-indicações para a aplicação da vacina contra a poliomielite. Entretanto, é bom evitá-la nos casos em que a criança seja portadora de infecções agudas, com febre acima de 38º C, diarréias, vômitos, hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, ou que, no ano passado, tenha apresentado qualquer reação anormal à vacina.

Publicidade


No Brasil, segundo balanço parcial do Ministério da Saúde, mais de 9,5 milhões de crianças menores de cinco anos foram vacinadas. Esse dado representa uma cobertura de 55,5% da meta de vacinar 16 milhões de crianças nessa faixa etária. A segunda etapa da campanha ocorrerá no dia 25 de agosto.


A estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a doença. Cerca de 18 milhões de crianças foram vacinadas. Desde então, o sucesso vem se repetindo ano a ano, o que levou à erradicação da doença em território nacional. O último caso de pólio foi registrado em 1989, em Sousa, na Paraíba.

A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia e causou quase dois mil casos em 2006. Em 2007, foram registrados 111 casos até o mês de abril. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo